CURSO DE HATHA YOGA E MEDITAÇÃO

Um profundo mergulho no crescimento pessoal com a orientação de profissionais experientes que estudam, vivenciam e ensinam há muitas décadas o caminho do Yoga.

HATHA YOGA

O Hatha Yoga tem sido ensinado na Índia há milhares de anos, por sábios da Tradição Tântrica, porém surgiu na literatura em torno do séc.XIV. Era até então uma Tradição oral transmitida diretamente de Mestre à discípulo. Como em todo Yoga, o propósito essencial é a Meditação e o Samadhi.

Tornou-se o estilo de Yoga mais popular no ocidente especialmente em função dos comprovados benefícios que algumas de suas técnicas exercem sobre a saúde orgânica e psíquica.

                               

OBJETIVOS DO CURSO

Neste curso, além de explorar as possíveis aplicações terapêuticas, aprofundaremos o sentido tântrico do Hatha Yoga tanto em seus fundamentos filosóficos quanto no potencial energético e psíquico das suas práticas.

Além disso, o curso inclui um estudo e práticas especiais de Meditação abrangendo assim o aspecto Raja, essencial para a plena realização do Yoga.

O objetivo é formar Instrutores que tenham como suporte fundamental para transmitir o Yoga a sua própria vivência no caminho de auto realização, aliando à isso o conhecimento técnico, a base filosófica e a habilidade de ensinar de acordo com as necessidades e potencialidades de cada praticante.

INÍCIO – data a ser confirmada 

CARGA HORARIA: 200 hs

11 módulos de 16 horas mais trabalhos e estágios

NANAK GOBIND ASHRAM FLORIANÓPOLIS

Whatsapp 48 99928 9851
akalmuretsingh@gmail.com

 

                     CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. História e Filosofia do Yoga.

    – Conceito e Atualidade do Yoga.

    – Origem do Yoga nas perspectivas mítica, histórica e esotérica.

    – A transmissão Gupta Vidya ontem e hoje.

    – Tipos humanos e o Encontro com uma Escola viva.

    – Elementos que provocam a deterioração de uma Tradição viva.

    – Desenvolvimento histórico das Tradições na ìndia.

    – A cosmogonia e a estrutura da energia universal e sua relação com os campos da energia humana.

       – Filosofias: Samkhiya – Vedanta – Tantra e Upanishads do Yoga 

  1. Psicologia do Yoga.

    – A psicologia nos Yoga Sutras de Patanjali.

    – O Mapa tântrico das 10 áreas da consciência.

    – Sistema Energético e Consciência: canais energéticos kundalini, prana, vayus, tatwas, corpos energéticos, chakras. De que modo o Yoga impulsiona transformações psicológicas através da dinamização energética. 

  1. Caminhos Tradicionais do Yoga

    – O que é um Estilo ou Caminho de Yoga.

    – Os Yogas Tradicionais e a estrutura humana.

    – Gyan Yoga. Características; Mestres e Textos Tradicionais e Pratica..

    – Bhakti Yoga: Características; Mestres,Textos Tradicionais e Pratica.

    – Karma Yoga Características; Mestres Textos Tradicionais e.Pratica.

    – Raja Yoga: Características; MestresTextos Tradicionais e.Pratica.

    – Tantra Yoga ou Yogas Tantricos: Hatha, Kundalini e Tantra Yoga.

    – Sarva Yoga – um Yoga Integral

    – Nada e Shabad Yoga.

     4. Técnica e Prática de Hatha Yoga.

          – Textos Classicos: Hatha Pradipika – Guerandha Samhita – Shiva Samhita

         – Estudo teórico e prático dos asanas: fases de execução; efeitos e contra indicações.

       – Estudo teórico e prático dos pranayamas.

       – Teoria e pratica dos Mudras e Bandhas.

5. Técnicas de Meditação.

    Tipos de Meditação:

– Recitação de Mantras e Shabads.

– Mantras e Respiração combinados.

– Meditações com Respiração.

– Meditação com o Mala.

– Meditação com Movimentos rítmicos.

– Meditações dinâmicas para desbloqueio energético/emocional.

– Meditações de Plena Atenção e Silêncio.

  1. Anatomia; Neurofisiologia e Biomecânica do movimento.

  2.   Alimentação e Estilo de vida.

    – A alimentação nas orientações dos Textos Clássicos.

    – Sistemas de alimentação saudável e o Yoga.

    – Costumes saudáveis que apoiam a pratica do Yoga.

    Didática e Prática de Ensino do Hatha Yoga.

    – Filosofia – Filosofia da educação – Pedagogia –Didática e Pratica de Ensino do Hatha Yoga e Meditação.

    – Planos de Aula e Cursos e Projetos.

    Hatha Yoga para necessidades especiais.

    – Terceira Idade.- Hipertensos e Cardíacos.

MINISTRANTES: AKAL MURET SINGH E EQUIPE

AKAL MURET SINGH Professor de Filosofia formado na UFPR. Desde 1989 atua como Professor em Cursos de Formação de Instrutores de Yoga. É professor de Hatha Yoga, Raja Yoga, Kundalini Yoga e Sarva Yoga pela Ordem dos Sarvas SwamisTerapeuta Corporal e Mestre de Reiki. Ministra Cursos de Formação em Yoga Terapia Integral em diversas cidades do Brasil.

 

FUNDAMENTOS DO HATHA YOGA

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            O Hatha Yoga é um dos mais antigos Caminhos do Yoga. Nasceu no Tantra pré-védico e se manteve secreto por muito tempo ressurgindo em torno dos séculos X e XI, com Goraksha Nath, um Mestre Tântrico que fundou a ordem dos Yogis Kanphata. Essa Tradição afirma a importância do trabalho sobre o corpo físico e a dinâmica do Prana  para ativar e canalizar todas as energias humanas e facilitar a realização da finalidade essencial do Yoga: O samadhi. A Iluminação!

Hatha Yoga Pradipika – escrito pelo sábio Swatmarama, por volta do século XV, o Gherandha Samhita (diálogos do sábio Gheranda com seu discípulo Chanda Kapali) e o Shiva Samhita, são textos fundamentais a serem usadas pelos Mestres na transmissão do Hatha Yoga. No entanto os Mestres tem a missão de atualizar e modificar o ensino para adequar às pessoas, ao lugar e ao momento, e assim manter viva a Tradição do Yoga com o seu poder transformador, tendo em vista sempre a Meditação e o Samadhi.

O termo se refere à polaridade do Prana masculina, solar, ativa, e Tha é a polaridade feminina, lunar, receptiva. O nome Hatha Yoga fala da união dessas polaridades que aparecem no interior do sistema energético humano como prana (solar) e apana (lunar). O prana circula no tórax e o apana no baixo ventre. Essas polaridades ao se unirem em torno do kandha (próximo ao umbigo) fluem juntas pelo sushuma, a nadí principal ao longo da coluna, e acionam Shakti Kundalini, o poder divino da consciência. Esse é o grande objetivo energético do Hatha Yoga que se alia à prática da concentração e meditação para despertar o estado de Yoga.

 

               OS ANGAS DO HATHA YOGA

            O Hatha Yoga se caracteriza pela prática de Asanas, Pranayama, Bandhas, MudráS, Drishtis, Mantras e Kriyas. Com esses recursos o Hatha Yoga criará  condições facilitadoras às vivências mais profundas de Dharana, Dhyana e Samadhi.

É desse modo, ou seja tendo como propósito fundamental o estado de consciência alem da mente e do falso eu, é assim que o Hatha Yoga acontece como parte integrante do Tantra onde se originou. E é assim também por estar integrado ao Raja Yoga, e conter naturalmente aspectos do Gyan e do  Bhakti Yoga. Ou ainda quando surge acoplado à  outra Escola de Meditação como o Zen, por exemplo, fato este que acontece com o Oki DôYoga criado no Japão pelo Mestre Masahiro Oki. O que definitivamente não pode acontecer, sob pena de descaracterizar-se como Yoga, é o Hatha ser ensinado sem conter ensinamentos e técnicas de Prathyahara, Dharana e Dhyana.

a-Asanas – São posturas psicofísicas que atuam intensamente desde a área muscular, tendões, plexos nervosos e glândulas endócrinas, até órgãos internos, nadís e chakras. Proporciona um forte estímulo ao equilíbrio funcional dos diversos órgãos e sistemas orgânicos, a limpeza dos nadís e o equilíbrio dos chakras.

b-Pranayamas – São práticas que se utilizam da respiração para uma maior e mais consciente absorção, armazenamento e direcionamento do prana. Com o pranayama é possível limpar os canais energéticos(nadis), fortalecer os chakras, oxigenar todas as células do corpo e coordenar o ritmo mental tranqüilizando a mente e as emoções.

c-Kriyas – São práticas de limpeza e purificação do organismo interna e externamente. Inclui técnicas de purificação das vias respiratórias e dos pulmões, do estômago e intestinos. Desobstruem também as nadís facilitando o fluxo do prana por todo o corpo.

 d – Bandhas – O termo bandha significa “fecho, atadura, compressão”. Os bandhas objetivam auxiliar no despertar e no direcionamento dos prana vayus especialmente na união de prana e apana que acionam o poder Kundalini. A prática dos pranayamas utilizando bandhas, asseguram o controle consciente dos pranas, evitam perdas desnecessárias de energia e ajustam a intensidade do fluxo do prana para determinadas regiões.

e- Mudras – São gestos realizados com a mão ou com o corpo todo trazendo profundos efeitos energéticos e psíquicos. Agrupam e mobilizam energias vitais e psíquicas podendo assim ampliar a percepção e direcionar o fluxo interno do prana para diversos fins.

f- Drishtis –  São pontos de concentração dos olhos com efeitos específicos sobre o fluxo pranico; o funcionamento das glândulas e chakras e a possível integração do funcionamento dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro. Facilita a alteração de percepção para abrir um estado de consciência meditativo.

g- Mantra – O poder do mantra decorre do fato de que ele expressa em forma de palavra e de som aquilo o seu significado. Uma palavra-mantra é a expressão sonora de uma realidade. Ao se entoar a palavra entra-se em contato com a realidade significada no mantra. O Mantra no Yoga visa criar um estado de harmonia corpo-emoção-mente que facilite o despertar de um estado de ser atemporal, realizando assim o propósito essencial do Yoga.

Já foi observado em laboratório que os mantras atuam inclusive no plano celular, ordenando a órbita dos elétrons e interferindo positivamente nas funções orgânicas.

No plano emocional e mental os mantras atuam dissipando a negatividade das energias emanadas pelos conteúdos psicológicos, ajudando a dissipar os padrões negativo do subconsciente.

h- Dharana – Concentração em determinadas regiões do corpo, em geral correspondentes à chakras, plexos ou glândulas, visando aumentar o fluxo de prana (energia vital) para essas áreas e assim potencializar os efeitos energéticos e ampliar a percepção.

i- Shavasana – O relaxamento neuro muscular e mental permite a livre circulação das energias vitais mobilizadas durante os exercícios facilitando ao organismo uma melhor assimilação dos benefícios gerados, tranqüiliza as emoções e a mente e prepara para a Meditação.

j- Dhyan; Meditação – Em geral as Técnicas de Meditação incluem um Mudrá específico, um ponto de concentração, ritmo respiratório, Mantra, algumas vezes visualização e postura. As técnicas visam aquietar a mente, ampliar a percepção e a vivência de um estado de ser além da mente e do ego. Existem práticas com diversos objetivos específicos, mas em todas elas a finalidade última é o estado de Yoga, ou seja, um estado de comunhão com a vida.

 

 

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