O Caminho e o Caminhar
O sábio escutava aquele grupo de pessoas expondo suas idéias de como melhorar o mundo, vamos concordar que nada mais é antigo que isso, do quanto é importante e belo ser bom, compassivo, ser ecologicamente correto, ter calma e coragem para enfrentar desafios, e outras generalidades sobre as quais hoje quase todos falam.
Então pergunta o sábio: quantos de vocês tem uma pratica espiritual regular? Algo realmente capaz de transmutar o lixo do passado e fazer brilhar seus corações ? Um ou dois levantaram a mão. A maioria achava muito trabalhoso se dedicar a algo diariamente. E ele continuou: como esperam que aconteça isso tudo que vocês entendem que é o melhor?… Quantos são capazes de deixar o discurso moral e romântico de como seria bom se fosse e realmente fazer um esforço inteligente para superar a si mesmos? Pois digo a vocês que nem mesmo para àqueles que se dedicam completamente é garantida uma vida plena e iluminada. Imagine para os outros!
Como esperam que toda essa nobreza de alma da qual falam se torne real em suas vidas? Ou já estão satisfeitos só em pensar e falar a respeito e se entusiasmar com tantas possibilidades elevadas? Já ficam felizes só por serem capazes de pensar ou na maioria das vezes repetir o que os outros disseram?
Se me permitirem vou sugerir algo: encontrem um caminho autêntico e atual e se dediquem de corpo e alma a transmutar o que pensam que são. Não se enganem fantasiando em caminhos criados pelo seu próprio ego ou de alguém tão perdido quanto vocês. Nem se distraiam com palavras…aprendam a aprender.
Que a Vida abençoe a todos e que não apenas encontrem um Caminho Real, mas tenham força e entusiasmo para caminhar. Todos ficaram em silêncio….e eu também!
Akal Muret Singh