INTRODUÇÃO À NUMEROLOGIA TANTRICA

INTRODUÇÃO À NUMEROLOGIA TANTRICA

               ENERGÉTICA DA CONSCIÊNCIA NA VISÃO DO KUNDALINI YOGA

A origem da Numerologia Tântrica confunde-se com a origem do próprio Yoga, e a origem do Yoga é atemporal. Quanto mais descobertas arqueológicas acontecem encontrando vestígios de civilizações antigas na região que hoje chamamos de Ìndia, mais se confirma a antiguidade do Yoga. O Yoga se origina no próprio processo de onde a vida surge.

No Tantra e no Vedanta, e mesmo entre os Neoplatônicos e Sufis, concebe-se que desde que do Um absoluto surgiu a manifestação do universo e a vida se estruturou em formas particulares constituindo os seres vivos, surgiu também um sentido de existência separada do Todo e com isso o anseio pelo acesso à vivência originária da unidade.

Ao surgir o ser humano no horizonte do mundo, apareceu também a possibilidade de acesso a tudo o que ele próprio é. E o que o ser humano é, lhe remete à sua própria origem. E a origem humana é a origem de todas a s coisas. A Fonte incriada de onde tudo surge. Onde tudo se mantém. E para onde tudo volta, mesmo sem nunca ter saído.

Ao mergulhar profundamente no Yoga o ser humano se depara com a Fonte de Si mesmo, que é na verdade a sua real identidade. O nome que dermos à essa Fonte será o nome da identidade humana. Shiva, Brahmam, Allah, Deus. O homem consciente da Fonte originária de si mesmo é Divino. É Shiva. É Allah. É o Ek Ong Kar!

  Yoga é ser o que se é: Divino! Viver o Yoga é ser Divino na forma humana. É isto que se chama “encarnação Divina”.

   Yoga é o acesso à consciência da unidade. É ir além do ego, em qualquer nível que este se manifeste. Por isso, mesmo não aparecendo sempre  com esse nome, o Yoga, enquanto processo de reconexão com plenitude de si mesmo existe desde que existe a humanidade.

 Na definição clássica de Sri Patanjali, Yoga é a parada das ondas mentais. Ou seja, Yoga é um estado de Consciência, que surge quando a mente se aquieta, se acalma em profundo silêncio e paz.

Kundalini é o poder, a energia da consciência atemporal inerente a todo ente humano. O Kundalini Yoga visa o desenvolvimento máximo do potencial da consciência, e então abre-se o espaço para a manifestação dessa dimensão atemporal e Divina.

Uma das maneiras de dizer o que é Kundalini vem de compreende-la como manifestação da força expressiva da própria Vida. Nesse sentido Kundalini é um modo de aparecimento do poder (shakti) que atua manifestando todo o universo, incluindo todas as formas de expressão da existência.  

No ente humano, esse poder Divino (shakti) se chama Kundalini. É a energia, a força espiritual que o impulsiona e sustenta nesse percurso de descoberta de si mesmo e de manifestação do potencial intrínseco da consciência. Kundalini é um poder que não apenas se aloja, mas que é parte integrante da nossa constituição humana. A ciência e arte de intervir sobre esse poder e aciona-lo é a sabedoria sagrada do Kundalini Yoga. Sagrada por que pode facultar ao homem o acesso à consciência total de Si mesmo.

A premissa básica para a compreensão da Numerologia Tântrica é a de que toda função humana resulta da ação de determinadas estruturas. São essas estruturas que, em movimento, constituem as diversas funções humanas.

 Podemos constatar isso acontecendo no plano fisiológico. As diversas funções orgânicas resultam da ação dos diferentes órgãos e sistemas. A função digestiva, por exemplo, acontece á partir do que os órgãos digestivos realizam pelo seu próprio modo de ser em contato com o alimento. Por ser assim, qualquer alteração no modo de ser natural e considerado saudável destes órgãos causará uma alteração, que dependendo de suas características será considerado uma disfunção. Ao se restabelecerem  as condições naturais dos órgãos a função digestiva se restabelece. E assim acontece com todas as estruturas orgânicas. Quando sentimos alguma alteração desarmônica em determinada função, podemos deduzir que este ou aquele órgão não está atuando no seu modo saudável e natural.

Os chamados “corpos” são estruturas energéticas que têm uma dinâmica própria, e que em sua ação constituem as funções gerais da consciência. Quando essas estruturas estão plenamente desenvolvidas, nutridas, as funções da consciência acontecem em seu potencial máximo. O propósito maior do Kundalini Yoga é o desenvolvimento completo da consciência, tendo como um dos roteiros centrais o desenvolvimento de cada uma das estruturas que constituem a totalidade do Ser.

 Na terminologia yoguica essas estruturas são chamadas de “corpos”. Por isso dizemos que a consciência humana pode ser compreendida como integrada por dos dez corpos e um centro de comando. Ao se desenvolver plenamente essas 11 áreas da consciência torna-se possível ao ente humano aquilo que Yogi Bhajan chama de um viver “saudável, feliz e sagrado”.

Muitos mapeamentos existem que tentam explicar a consciência.Todos podem estar certos desde que tenham as técnicas para trabalhar e desenvolver aquilo mapearam. O Yoga é extremamente pragmático. O conhecimento que não pode ser aplicado é inútil. Serve apenas para adornar o ego que o mantém, e disfarçar a ignorância. O conhecimento apenas fundamenta e orienta a prática. Portanto o mapeamento será adequado se for bem aplicado.

As perguntas que vamos responder são:  

-Quais são esses dez corpos, quais as suas funções gerais, como elas acontecem e como podem ser desenvolvidas essas estruturas de forma que manifestem plenamente as suas funções. E mais, como fazer um diagnóstico individual para orientar a prática do Yoga? Quais corpos já estão desenvolvidos em cada indivíduo? Quais são os seus dons e talentos, e quais as sua carências e potencialidades?

Com esse conhecimento aliado ao seu próprio poder de percepção, os Mestres Yogis podem orientar o Kundalini Yoga segundo aquela que é a regra de ouro de todo verdadeiro trabalho esotérico de transformação: o Ensinamento segundo o lugar, as pessoas e o momento.

É importante considerar que os corpos têm as suas funções, mas que essas funções acontecem de acordo com o nível de desenvolvimento de cada um dos 10 corpos, em cada indivíduo. Quando um corpo não se encontra plenamente desenvolvido ocorrem disfunções. Essas disfunções surgem como manifestações incompletas das funções afetivas e cognitivas.

 Como cada pessoa é diferente, a Tradição da Numerologia Tântrica  permite que, através da data de nascimento, seja possível saber como cada corpo se encontra no percurso de desenvolvimento de cada indivíduo. E indicar técnicas e ensinamentos de acordo com as necessidades pessoais.

 O trabalho então é personalizado e cada pessoa têm o seu sadhana diário, e é orientada a praticar por no mínimo 40 dias consecutivos, quando então pode passar a praticar outro Kriya e Meditação de acordo com o diagnóstico feito pela Numerologia Tântrica.

 No Kundalini Yoga considera-se que 40 dias consecutivos de uma mesma prática pode interromper os padrões antigos de funcionamento da área trabalhada naquele sadhana. Com 90 dias você começa a estabilizar um novo patamar, e com 120 dias estabiliza em um determinado aspecto de si mesmo um modo de ser mais harmônico e pleno.

               Visão geral dos 10 Corpos e do Centro de comando.

1. Corpo Espiritual ou corpo Alma.

A função deste corpo é apreender o sentido intrínseco de tudo e de todas as coisas. Desse corpo quando desenvolvido surge um saber intuitivo e imediato, sem passar pela análise comparativa e lógica da razão. Sabe-se das coisas e de si mesmo de maneira tão espontânea e sem esforço que vezes não se pode  explicar como é que se sabe. Isso ocorre porque é um saber que não teve uma gênese temporal que possa ser de novo percorrida pela memória e então acompanhada em suas etapas de surgimento. É algo que de repente já se sabe. Esse de repente é um clarão de entendimento que se estabelece quando o corpo Espiritual atua como ponto de referência em relação a determinada percepção.

No corpo Espiritual torna-se possível a experiência de liberdade e criatividade. Do Ilimitado o surgimento de novas expressões da vida nunca cessa de acontecer e ao se estar com o corpo espiritual desenvolvido se está em comunhão com a própria Fonte da criação.Cada ação pode trazer o frescor da novidade e ter um caráter de imprevisibilidade aliado ao poder de adequação a cada circunstância.

Quando o corpo Espiritual encontra-se subnutrido, a pessoa sente falta daquilo que seria a expressão deste corpo se ele estivesse desenvolvido. No caso do corpo Alma, sente um anseio absurdo por espaço, liberdade, e terá uma intolerância extrema com qualquer situação que seja interpretada como restrição à sua independência, ao seu espaço.

Além disso, quando não desenvolvido esse corpo, o saber intuitivo não flui com facilidade, e tenta-se substituí-lo pela atividade intelectual. A tendência então é que ocorra um descompasso entre razão e afetividade, por causa da excessiva predominância da cabeça sobre o coração. Ou, quando a emoção predomina, perde-se completamente os parâmetros de racionalidade, e a emoção torna-se exacerbada: “ Perde-se a cabeça”!

Para acionar a ação do corpo espiritual há necessidade da harmonia entre “cabeça e coração”. E é nesse sentido que o trabalho de desenvolvimento desse corpo precisa ser orientado. No caso do Kundalini Yoga o trabalho será no sentido de fortalecer o muladhara chakra para ativar o poder da criatividade, e abrir o anahata chakra para fortalecer e ampliar a dimensão da vida afetiva e sincronizar com o intelecto Assim pode-a se criar as condições para o surgimento da intuição pura inerente ao Corpo Espiritual.

2.3.4- Corpo Mente Negativa; Mente Positiva e Mente Neutra.

Vamos considerar juntos esses três corpos para facilitar a compreensão em uma exposição tão breve.

A função da mente negativa é perceber tudo aquilo que não se encontra em harmonia. Tudo o que representa algum perigo; que não está bem; tanto nas situações, quanto nas pessoas em torno de você e em seu próprio mundo interior. A mente negativa é fundamental para que se possa conduzir bem no mundo e identificar o que, não estando em harmonia precisa ser trabalhado, transformado ou simplesmente evitado quando não necessário.   Quando a mente negativa está subdesenvolvida ela exagera na avaliação do negativo, sente receios desnecessários e se protege excessivamente. Ou, ao contrário, nega o negativo   e muitas vezes entra em situações desastrosas e demora para se dar conta disso.

Outro aspecto envolvendo a função dessa mente em relação a afetividade, é o anseio de comunhão; de experienciar a não separatividade, a unidade. É onde surge o gérmen da devoção.            

Este corpo recebe energia do swadhisthana chakra. Quando este chakra  está em harmonia e fortalecido, a experiência sexual se torna uma momento de dissolução de um ser em outro ser, vivenciando assim a não-separatividade que está no fundo da mente negativa como um anseio de viver a unidade da vida.

A mente positiva, ao contrário, quando desenvolvida, percebe tudo aquilo que está bem, que está em harmonia, tudo o que é luminoso em cada pessoa, em todas as situações e dentro de si mesmo. Possibilita ao indivíduo manifestar o poder de ser o que é, e aprender a partir daí.

Auto confiança; sociabilidade; alegria; capacidade de comandar respeitando o poder dos outros, sem oprimir são funções naturais da mente positiva desenvolvida. Quando subnutrida gera falta de confiança, dificuldade de dizer “não”, dificuldade de se posicionar e de reconhecer o positivo em si mesmo e em tudo a sua volta. Recebe energia do manipura chakra.

A mente neutra ou meditativa, quando desenvolvida, vê ao mesmo tempo o que é harmonioso e positivo, e o que é negativo e se encontra em desarmonia. Percebe o todo das situações, pessoas e de si mesmo. Aprende muito e cresce sempre com cada experiência. É equânime e capaz de viver em paz com as pessoas e consigo mesmo. Tem o olhar como se estivesse no do alto da montanha e no vale caminhando ao mesmo tempo. Vendo o vale inteiro a sua volta, pode vislumbrar melhor para onde está indo e qual o melhor caminho a seguir. Quando não desenvolvido pode surgir uma tendência à indecisão, rigidez, necessidade de contrariar o que lhe é apresentado, para ver o outro lado e então talvez concordar. Isto porque tendo o potencial para ver o Todo, não se contenta com apenas uma parte. Se desenvolve muito à partir do fortalecimento do anahata chakra e da harmonia entre os hemisférios cerebrais.

5- Corpo Físico.

A base para o desenvolvimento do corpo físico é a atitude amorosa e de comunhão com o próprio corpo. A capacidade de relaxar profundamente e sentir o corpo como um campo de energia, que ao ser potencializado em seu nível de vitalidade, pode contribuir para o desenvolvimento da consciência.

Quando o corpo físico está bem trabalhado a pessoa é capaz de se organizar em relação às atividades que valoriza dentro do tempo que dispõe. Isto quer dizer que o indivíduo encontra tempo e lugar adequados para realizar todas as coisas que considera importante para a sua vida. Nunca se sente atribulado, como se estivesse em um turbilhão de atividades para as quais não encontra tempo suficiente. Com o corpo físico bem estruturado vive de forma mais centrada, equilibrada, e naturalmente com uma forte pré disposição para ter uma boa saúde.

Entre os estados mais sutis do plano físico está o eterico. Como o vishudha chakra se relaciona com esse elemento o trabalho com esse chakra é fundamental para uma condição harmônica e mais sutil do corpo físico. Isso se refletirá no uso da palavra, que ganha uma maior precisão e poder magnético. Há uma maior facilidade em expressar através da palavras aquilo que se sente e pensa.

6- Corpo Arco de Luz  ou Auréola.

Este corpo tem a função de captar em forma de intuição e criatividade o que vêm do Infinito e de, com poder da focalização e da concentração, concretiza-lo no mundo físico. È um campo de energia que se situa em torno da cabeça e que tem entre as suas funções a missão de proteger o campo psíquico de qualquer negatividade proveniente de outras mentes. Quando fortalecido manifesta uma boa ordenação de idéias e uma grande determinação de concretizar os projetos que inicia. Oração e Meditação fortalecem este corpo, além de receber energia pelo ajna chakra. Quando não desenvolvido gera dispersão mental, falta de perseverança na concretização dos seus objetivos.

7- Corpo Aura.

A aura tem a função principal de proteger contra qualquer negatividade proveniente dos ambientes e das emoções pessoais ou de  outras pessoas. Quando a Aura está forte há um forte sentido de proteção. A segurança que provêm dessa certeza faz com que haja uma abertura maior do coração e uma disponibilidade para a expressão do amor  de forma incondicional. Realiza a capacidade de perdoar, e mais do que isso a capacidade de não se sentir ofendido, que desemboca na misericórdia onde não há “pecado e nem perdão”. A aura forte é a maior proteção para se viver neste mundo, e expressar o amor sem o receio de sentir-se vulnerável. A aura se relaciona com todos os chakras, mas a abertura e fortalecimento do sahashara trás um estímulo especial a este corpo. Quando está frágil a aura desencadeia um sentimento de desproteção, baixa auto estima e fragilidade, o que pode levar a pessoa a se sentir muito vulnerável em situações de confronto e no processo das relações de modo geral.

8- Corpo Prânico.

Este corpo regula toda a dinâmica do prana que circula nas nadís e nos chakras em todos os corpos. Quando desenvolvido gera um grande poder guerreiro, força de vontade, determinação e capacidade de executar planos e estratégias. Desperta poder de curar com a própria presença. Quando subnutrido desequilibra a mente negativa e gera tendência a receios desnecessários. Outras tendências é a de adiamento, falta de energia, sentimento de escassez e isolamento. A maestria total sobre a respiração e a entrada, saída e distribuição do prana no seu próprio sistema podem ajudar a desenvolver este corpo.

9- Corpo Sutil.

É claro que todo corpo é sutil em relação á outro que seja mais grosseiro, e por isso este termo é muito genérico e impreciso. No entanto, este corpo tem características especiais que justificam este nome. Trata-se de uma grande receptor de informações, que não tem extensão delimitada, e que pode acessar o passado, presente e futuro. È um campo de energia que se desloca sem restrição de tempo e espaço e ao contatar o que está acontecendo em outro lugar, por exemplo, leva ao receptor as informações. Essas informações podem chegar em forma de imagens, vozes, pré sentimentos, sensações etc… . Ele penetra todas as coisas e coloca luz onde havia obscuridade. Desperta a clarividência, a empatia e sutileza na percepção e compreensão daquilo que está nas entrelinhas, nas nuances das situações e expressões das pessoas a sua volta.

10- Corpo Radiante.

Este corpo tem muitos pontos em comum com prânico e com o corpo aura. Quando desenvolvido este corpo cria um poderoso campo de luz dourada em torno da pessoa, o que além de lhe proteger de qualquer negatividade externa ou interna, lhe dá uma aparência imponente e radiante capaz de gerar um respeito natural e inexplicável nas pessoas que lhe rodeiam. Estimula determinação, compromisso, força guerreira e coragem absoluta, sem receios. Quando frágil, as disfunções mais comuns são atitude receosa, evita confrontos, se esconde para não brilhar muito e assim aparecer e ser alvo da atenção e de supostas hostilidades dos outros. Este corpo desenvolvido trás grande poder de realização e liderança.

11- Centro de Comando ou Totalidade.

Através dessa área da consciência que não é exatamente um corpo, mas que é a totalização dos 10 corpos e um Centro de Comando, pode-se acionar o corpo que seja necessário para atuar em cada situação. A função dessa área é a experiência da transcendência e do mergulho e comunhão com o Sagrado, com o Divino presente em tudo e em todas as coisas. Quando essa área ainda não está desenvolvida há um anseio por algo completo, perfeito, que só se encontrará na dimensão da Alma dentro de si mesmo. Por não se saber disso á princípio pode-se procurar a perfeição nas coisas do mundo e assim gerar uma atitude excessiva de controle e exigência consigo mesmo e com as pessoas ao redor. O caminho da transformação é da devoção e da entrega e não o do controle.

ASPECTOS DA VIDA OU POSIÇÕES BÁSICAS DA NUMEROLOGIA

Aquilo que na terminologia da Numerologia Tântrica, costuma-se  chamar de “posição” diz respeito à  aspectos da vida com os quais naturalmente estamos em relação, e com o quais nos relacionamos através de um certa área de nosso ser, ou seja de um determinado “corpo”.

As posições básicas são as seguintes:

1- Alma – A posição Alma diz respeito à relação com o mundo interior. Quando olha a si mesmo na intenção de compreender-se, é com a lente do corpo correspondente ao dia de nascimento que isso ocorrerá. Esta posição refere-se à relação de você com a sua essência mais profunda, com a Presença Divina, a alma ou Atman.Indica um corpo que ao ser desenvolvido permite uma conexão com a Alma, trazendo uma profunda sensação de paz, relaxamento, sintonia com Existência.

Esta posição se refere à como nos sentimos em relação à nós mesmos.Sentir a Presença Divina dentro de si mesmo cria um estado de confiança, clareza e tranqüilidade.

2. Posição Karma – Esta posição se refere à  relação  com a dimensão externa da vida: relações interpessoais,ação, trabalho,prosperidade. Indica o corpo que ao ser desenvolvido lhe possibilitará criar a realidade externa que reflita os seus anseios mais profundos.Quando o corpo indicado nesta posição se encontra plenamente desenvolvido sua comunicação,projeção, criatividade e ação na realidade exterior se tornam fluidas, bem sucedidas e criadoras de circunstâncias que propiciam crescimento e harmonia.É indicado pelo número do mês de nascimento.

3- Presente Divino ou Dom.

– Esta posição se refere a um dom natural que representa as qualidades já desenvolvidas, manifestadas por um corpo que nesta vida está plenamente disponível para você.Ou seja, é um corpo no qual você pode confiar. Quando precisar ele estará pronto para manifestar suas funções de uma maneira harmônica.

É um aliado, um aspecto do teu próprio ser que se encontra fortalecido de tal maneira que lhe dá suporte em situações de estresse, de crise.

Pode acontecer de você ainda não estar utilizando este presente em todo o seu potencial, em todos os momentos, mas é o seu ponto de apoio em última instância. Corresponde ao número do ano de nascimento.

4- Destino ou Conhecimento

 – Esta posição indica um corpo que já tem sido trabalhado e manifesta uma força que pode surgir para você como uma estratégia de vida com êxito. Indica o tipo de circunstâncias que tende a atrair em sua vida, e a estratégia que usa para enfrentar essas circunstâncias com eficiência. Indica também como as pessoas a vêem e como você se projeta para os outros. É um corpo que já começou a ser trabalhado.O seu pleno desenvolvimento precisa ser completado. É indicado pelo número que corresponde à soma do século com o ano de nascimento.

5- Caminho Espiritual.

– A posição Caminho se refere à sua oportunidade de crescimento nessa vida em um sentido geral.  Àquilo que você veio fazer nesse mundo. Quando o corpo que pode possibilitar essa realização está plenamente desenvolvido você sente uma profunda e integral satisfação em sua vida. Passa a ter certeza de que é isso mesmo que você veio fazer nesse mundo, pois é aí que sente a mais completa expressão de si mesmo. É indicado pela soma de todos os números da data de nascimento.

                                                                                        Akal Muret Singh

 

Related Posts

Enter your keyword