FORMAÇÃO EM YOGA TERAPIA INTEGRAL 2024 25

FORMAÇÃO EM YOGA TERAPIA INTEGRAL 2024 25

Primeiro vamos esclarecer aqui o que é o Curso, seus objetivos, a quem se destina, o programa, datas e finalmente o que é Yoga Terapia Integral. 

No modelo atual este Curso pode, opcionalmente, a partir de uma pequena complementação curricular e de carga horária, pode fornecer uma Certificação de Pós Graduação reconhecido pelo MEC. Isto vale também para pessoas que cursaram no modelo anterior a partir de complementações curriculares.

 

I. O CURSO

A QUEM SE DESTINA E PORQUE

O Treinamento/Formação em Yoga Terapia é um curso aberto a todos mas especialmente indicado para Instrutores de Yoga e Terapeutas que queiram agregar ao seu trabalho os métodos de diagnóstico e tratamento próprios da nossa abordagem integral de Yoga Terapia.

Para Instrutores de Yoga esse Curso amplia a capacidade para Atendimentos Personalizados em aulas/sessões individuais. Você vai aprender métodos e critérios para orientar um trabalho terapêutico e de crescimento pessoal de acordo com as necessidades especificas do praticante. Poderá usar o Yoga Terapia como recurso complementar para lidar com questões orgânicas, energéticas e psicológicas.

Para Terapeutas em geral o Yoga Terapia lhe abrirá uma nova perspectiva de leitura das necessidades dos pacientes e uso dos recurso terapêuticos amplos que o Yoga Terapia fornece para o reequilíbrio energético, corporal e emocional abrindo espaços para a experiencia espiritual da Meditação.

Para pessoas em geral esse Curso é uma oportunidade de estudar a si mesmo e descobrir um modo de vida saudável e sagrado através do Ensinamentos do Yoga Terapia.

O Curso foi ampliado em sua carga horária de 90 para 120 horas. Está em modelo On line e Semi Presencial.

FORMATO HÍBRIDO : PRESENCIAL E ON LINE

PRESENCIAL EM FLORIPA :                                                            NANAK GOBIND YOGA – CENTRO                                            Tenente Silveira 741 – Ap 902

ON LINE : PLATAFORMA ZOOM

Alguns Encontros Presenciais serão necessarios na última parte do Curso e a data será previamente agendada com o Grupo.

As aulas todas serão gravadas e ficarão disponíveis durante todo o periodo do Curso.

CRONOGRAMA E FORMAS DE PAGAMENTO

AULAS TERÇAS A NOITE DAS  19H00 ÀS 22H00

INICIO 08 OUTUBRO

 

OUTUBRO – 08 – 15 – 22 – 29

NOVEMBRO – 05 – 12 – 19 – 26

DEZEMBRO – 03 – 10 – 17

Total 2024 – 33 horas de curso.

Fevereiro – 18 – 25

Março – 04 – 11 – 18 – 25

Abril – 01 – 08 – 15 – 22 – 29

Maio – 06 – 13 – 20 – 27

Junho – 03 – 10 – 17 – 24

Julho – 01 – 08 – 15 – 22 -29

72 horas em 2024

Mais 06 horas de sessões individuais 

TOTAL 108 HORAS

FORMAS DE PAGAMENTO

Como fazer a Inscrição: preenche a ficha de inscrição e efetua pagamento da primeira parcela. Ou do valor à vista com desconto.

Investimento total – 4.680,00                                            Parcelamento em 12 x 390,00                                                   

À vista até dia 27/09- 3.600,00 

Pix akalmuretsingh@gmail.com 

João Gilnei Fortes

whatsapp 48 9 9928 9851

 

PROGRAMA

– Conceito de Yoga Terapia Integral. Os 05 níveis de intervenção terapêutica.

  • Filosofia e Psicologia no Yoga: Yoga Sutra; Samkhiya e Tantra.

– Identidade e Missão do Yoga Terapeuta Integral

– A estrutura de um processo terapêutico: o protocolo básico das 10 sessões iniciais.

– Constituiçao humana: corpo, dinâmica energética, emoção, mente e alma. O Mapa Tantrico da Consciência e suas 11 áreas.  

– Formas de diagnostico: Entrevista, Numerologia Tântrica, observação e leitura corporal. 

– Estudo das funções fisiológicas e psicológicas dos chakras.  

– Patologias de A a Z e Indicações Terapêuticas a partir do estudo dos chakras, glândulas e processos emocionais. 

– Estudo de patologias integrado ao estudo dos chakras: orgãos relacionados a cada um dos 07 chakras fundamentais e suas possíveis patologias.

– Relação entre patologias organicas, processos pranicos de chakras e meridianos e os padrões mentais/emocionais. 

– Indicações de Asanas, Respirações, Kriyas e Meditações, Mantras e Shabads para as enfermidades.

– Compreensão do que são couraças musculares; como se formam, os prejuízos que causam e a possível dissolução.

– Aprendizado prático de técnicas para abrandar e dissipar as tensões musculares crônicas e seus reflexos energéticos e mentais. 

– Técnicas de enraizamento e poder pessoal e a importância do desbloqueio e expressão como parte do método terapêutico.

– Reflexões, mudanças de hábitos e padrões comportamentais.

  • Os momentos básicos da fala como Terapia.

– Modelos de Aplicação do Gyan Yoga na desconstrução de crenças e restrições auto impostas – Atma Vichara: a auto investigação e suas fundamentais implicações terapêuticas.

 – Relações multidisciplinares – Aplicações de Yogaterapia em Grupo – Aplicação em Crianças e Adolescentes – Sessões para casais.

 

II. O QUE É YOGA TERAPIA INTEGRAL ?    

É necessário iniciar essa conversa resgatando o significado de algumas palavras fundamentais para compreender o sentido do Yoga como Terapia. Terapia vem do Grego therapeia, “ato de curar, de restabelecer a saúde. Cura do latim curare, “ato de cuidar; vigiar” e Saúde, do latim salus, “boa saúde”, relacionado a salvus, “salvo, em segurança”. A base dessa palavra no Indo Europeu é sol, “inteiro”. Boa saúde então é a condição de uma pessoa onde ela está e é “inteira”. Isso significava muitas vezes estar com todos as partes do corpo solidamente implantados em seus lugares e funcionalmente integrados. A expressão “ser inteiro” implica um indivíduo estar ciente, de posse de si mesmo em todas as suas dimensões; em todas as áreas que o constituem como humano. Portanto a amplitude do conceito de saúde é um reflexo da concepção que se tem do ser humano.

A visão do Yoga sobre a constituição humana vai determinar o alcance do termo Yoga Terapia. Sendo Terapia o estabelecimento da consciência de “ser inteiro” isso significa que não havendo o acesso à totalidade do ser que se é, existe a ausência de uma condição saudável, ou seja, existe algum nível de enfermidade. Sendo assim o desconhecimento de si mesmo é uma condição doentia; é já enfermidade e possivelmente a raiz de todas elas.

O Yoga concebe o humano como um ente que aparece no mundo desde uma fonte originaria e que ao aparecer não se descola de sua origem. Ao contrário, o originário constitui sempre a instância última do originado. Por tanto ao se explorar as possibilidades máximas do humano se abre a vivência da dimensão de onde ele vem. Ela é o núcleo mais profundo do humano. Ek Ong Kar Sat Nam Shri Wahe Guru “ tudo nasce do Um e o Um é a Identidade de tudo”.

Essa identidade originaria é o Ser de onde emerge o ente humano. É o Atma, Purusha, Shiva. O Infinito! A chamada “presença divina” em cada humano. O termo “divino” aqui significa causa de si mesmo. Nessa perspectiva o humano em última instância é divino. Portanto o Yoga como Terapia visa criar condições para que o humano desconstrua a noção de si mesmo baseada na dinâmica do originado, ou seja, no tempo, nas memórias, e assim possa ocorrer a vivência a-histórica, fora do tempo, a experiência de ser divino. Isto é saúde. A consciência de “ser inteiro”.

Muitas vezes a expressão Yoga Terapia é encarada como uma redução; uma diminuição da amplitude do que é o Yoga em sua origem tradicional. É visto como um uso menor e utilitário das práticas, desvinculado do seu propósito original.

Essa visão um tanto pejorativa do termo Yoga Terapia tem suas razões de ser. Essas razões se baseiam em alguns equívocos que de fato ocorrem. Um desses equívocos é a visão apequenada do que significa saúde e terapia. Nessas concepções incompletas aparece um uso, digamos assim, “farmacêutico” das técnicas yogis, onde se aplicam exercícios em função de sintomas isolados: postura para o fígado, exercícios para eliminar a prisão de ventre, para a capacidade pulmonar…etc..etc. A lista é longa. Ou surge um uso fisioterápico das técnicas com ênfase em exercícios para correção postural, alongamento, alinhamento…etc. Nada disso é ruim em si mesmo, mas em nenhum desses casos se está considerando o ser como um todo e suas infinitas possibilidades. Utilizar as praticas yogis para tratar apenas os sintomas dos desequilíbrios é com certeza muito menos do que o Yoga pode oferecer como recurso terapêutico.

Outro aspecto curioso é que nessa concepção reduzida quando se pretende abranger o aspecto mental, emocional, isso tende a ser feito de um modo simplista que cheira ao que há de pior na chamada “auto ajuda” e na religião. Surge uma abordagem que estimula o auto engano ao pretender mudanças psicológicas a partir do cultivo artificial e fantasioso de virtudes morais ou de pensamentos e atitudes supostamente positivas sem que para isso tenha sido construída uma base de sustentação energética e emocional capaz de dar consistência às tais virtudes.

Uma concepção de Yoga Terapia com essas características seria de fato reducionista e quase caricata em relação ao que o Yoga é como tradição ancestral de iluminação de consciência. É possível compreender então que ao se ouvir a expressão Yoga Terapia possa haver mesmo uma certa indisposição com esse termo e dar a impressão de que se esta diante de algo utilitário e muito menor do que é o próprio sentido essencial da palavra Yoga.

No entanto, se compreendermos Terapia como procedimento para extinguir toda enfermidade e admitindo que a raiz das enfermidades é a ignorância sobre si mesmo e a noção de um eu separado, então vamos concordar que Yoga é a Terapia para esse planeta cujos habitantes padecem dessa enfermidade básica que é o engano sobre o que se é. Yoga é o estado de consciência além da ilusão de um eu baseado no tempo.

No modo de dizer clássico de Shri Patanjali no Yoga Sutra, Yoga é o nível de consciência que surge quando ocorre “a parada das ondas mentais”. “O ser então repousa em sua própria origem e não se confunde mais com as flutuações da mente.” Yoga é ausência de confusão sobre si mesmo. É sair de um sentido de identidade baseada nas “ondas mentais” e abrir o espaço do ser que é desde a sua própria origem. E isso significa uma frequência auto gerada e geradora.

Os inúmeros recursos desenvolvidos pelos sábios do Yoga no decorrer de milênios existem para dissolver os enganos sobre a própria identidade. Estabelecer como referência sobre si mesmo uma dimensão que está além do tempo e da mente. Isso lança o humano na plenitude de si mesmo a partir da qual pode viver em liberdade e sabedoria.

O Yoga como Terapia é um processo de vivência dos ensinamentos e práticas da Tradição Yogi orientados de modo particular para atender as necessidades e potencialidades específicas de cada indivíduo. O que se cuida nessa Terapia é eliminar a confusão mental e emocional geradora de enganos que mantém a ignorância sobre si mesmo; restringe o potencial de percepção e gera um mundo virtual subjetivo que não se relaciona de modo harmônico com os fenômenos da vida. A relação com a natureza, com os outros seres humanos e com os próprios processos mentais, emocionais e orgânicos é prejudicada pela ignorância e o engano sobre o que se é.

Toda enfermidade implica um certo grau de sofrimento. E o sofrimento, ele próprio, decorre de um certo grau de enfermidade. O que significa não estar plenamente saudável. Daí o sentido de terapia como modo de restabelecer a saúde. E saúde como ser inteiro, estar a salvo, completo.

A enfermidade básica humana foi diagnosticada por muitos sábios, entre eles Sidharta Gautama há 2.500 anos na Índia. Ele formulou assim: o sofrimento existe, tem uma causa, que é a ignorância de onde surge a noção de um eu substancial e separado. Essa causa pode ter fim. E descreve então o processo de extinção da ilusão sobre si mesmo. Processo esse que passa pela plena atenção e meditação, culmina no samadhi assim como é também na descrição de Shri Patanjali no Yoga Sutra.

O Yoga como Terapia parte desse diagnóstico de Buda e seu foco, como já foi dito, é claramente a extinção da ilusão de um eu. O modo como o Yoga encaminha esse processo não é fornecendo respostas. É antes de tudo fazendo perguntas que revelam o engano do que se pensava a respeito. E é também propondo intervenções específicas sobre o campo energético, orgânico e psíquico, capazes de harmonizar essas áreas e ampliar a capacidade de percepção. Quando a qualidade do olhar muda, muda o que é visto.

O Yoga como Terapia enfrenta desse modo a enfermidade básica humana que é o desconhecimento de si, e muitas outras que tanto decorrem dela como a sustentam. A ignorância tem uma base de sustentação que precisa dissolvida. Essa base está distribuída no corpo físico, energético, emocional e mental.

Os desequilíbrios em qualquer uma dessas áreas ao serem desfeitos promovem condições favoráveis para a desconstrução da auto ilusão e o acesso ao estado de Ser Um que é Yoga.

CORPO FÍSICO

A Terapia do Yoga intervém sobre o organismo físico em vários níveis. No aspecto muscular atua alongando, abrandando as couraças musculares, criando força e resistência. Aumenta a mobilidade articular e a flexibilidade. Equilibra o sistema nervoso simpático e parassimpático e fortalece os plexos nervosos. Estimula o equilíbrio glandular sendo usado como terapia hormonal com ótimos resultados. Através da respiração aumenta o nível de oxigenação e vitalidade celular. Massageia os órgãos internos, modifica o fluxo sanguíneo irrigando determinadas áreas enquanto alivia o fluxo em outras fazendo uma fantástica intervenção sobre a vitalidade e nutrição que esse líquido precioso leva a todas as células e órgãos do corpo.

Existem posturas, respirações e outros recursos terapêuticos para intervir e estimular o retorno ao equilíbrio e saúde em todos os órgãos e sistemas orgânicos. Nesse sentido é uma Terapia complementar em parceria natural com o tratamento médico ou agindo preventivamente.

CORPO PRANICO (VITALIDADE).

No plano bioenergético ou pranico é possível desbloquear e melhor utilizar os canais energéticos e os chakras além de aumentar e distribuir apropriadamente a carga vital. Com isso se amplia a intensidade da vida em todas as funções orgânicas e psicológicas. A Acupuntura é um exemplo de que é possível intervir na funcionalidade dos órgãos do corpo físico através da intervenção sobre o fluxo da energia vital. O que a Acupuntura faz com agulhas o Yoga faz com os asanas, pranayamas e concentração. Mas é preciso ainda compreender também que a condição vital, ou seja o nível da carga energética, pranica, nos canais sutis e nos chakras são determinantes na qualidade da vida emocional e mental. Esse aspecto é absolutamente fundamental no Yoga.

Qualquer mudança que se pretenda na qualidade dos processos psicológicos depende das condições do plano bioenergético. Como disse Alexander Lowen, célebre psiquiatra e pesquisador das relações corpo/mente, “uma função emocional saudável para se sustentar precisa de uma carga energética compatível”. Conflitos tem mais chances de serem dissolvidos e uma vida psicologicamente saudável se torna possível quando a força vital é maior. A serenidade meditativa surge quando a vida é forte e sustenta a si mesma em paz. Muito se pode fazer nesse sentido com as intervenções no na dimensão vital, pranica, e contribuir assim para estabelecer uma condição de saúde física, emocional e mental.

A DIMENSÃO PSICOLÓGICA NO YOGA TERAPIA

A concepção que norteia o trabalho psicoterapêutico do Yoga se funda na premissa de que a qualidade de todas as funções humanas, e nesse caso a qualidade das funções psicológicas, depende da condição das estruturas onde essas funções ocorrem. De uma estrutura defasada decorrem funções também defasadas.

As estruturas da consciência da visão do Yoga são campos vibracionais onde a vida aparece como como afeto, cognição, vontade e onde se organiza uma noção provisória de identidade. Esses campos são chamados de “corpos”.

A condição dos corpos determina a qualidade dos processos psicológicos. Este é um caminho terapêutico que visa dissipar conflitos emocionais, desconstruir os samskaras (tendências latentes condicionadas), criar condições para o surgimento de atributos psicológicos realmente capazes de responder a vida de um modo adequado, harmônico e transformador. Visa realizar o anseio de vivenciar a paz, a sabedoria e todas as chamadas virtudes, mas para que propósitos como esses se tornem possíveis será absolutamente indispensável uma intervenção e consequente desenvolvimento dos corpos. Isso significa melhorar as condições dessas       estruturas da consciência, criando um contexto onde as funções psicológicas se modificam e espontaneamente surge um modo harmônico e pleno de ser.

É uma formulação lógica: antecedente e consequente. A pretensão de provocar mudanças psicológicas positivas sem intervir nas estruturas de onde essas funções surgem é querer o consequente antes do antecedente. Não faz sentido. Infelizmente existe muita mistificação moral a esse respeito. Modelos de virtude são apresentados como obrigação moral para quem pretenda avançar na vivência do Yoga. O equívoco é supor que com um discurso exortativo sobre os benefícios e vantagens de seguir um certo padrão as pessoas irão se modificar. Enganam a si mesmas e apenas mudam de condicionamento.

Aqueles que sinceramente se envolvem nessa ideia do “espiritualmente correto”, ao constatar que não estão se transformando de verdade como gostariam se culpam e pensam que ainda não estão se esforçando o suficiente; ou não estão “evoluídos” ainda como gostariam, mas acreditam que “um dia chegarão lá.” Os mais críticos e menos ingênuos desistem. Passam a desacreditar das possibilidades humanas de transformação. Se tornam cínicos ou niilistas, e então para eles, não apenas Deus morreu, como a mais de cem anos avisou o Filósofo, mas o homem de certo modo morreu também. Isso gera a crença de que não há possibilidade de mudança mesmo e de que o humano está destinado à ser estúpido e incompleto enquanto viver. Esse risco, de um niilismo tão ou mais devastador do que o que ocorreu na Europa pode ser evitado. Simplesmente não criando expectativas ilusórias nas pessoas.

O Yoga Terapia admite a possibilidade de uma vida mental e emocional rica de sentido e harmonia que pode desembocar em uma vivência de plenitude: o estado de Yoga. A intensidade da vida determina o que aparece nela. Só ocorrem mudanças psicológicas se houverem condições adequadas para isso nas estruturas da consciência. Utilizando de modo adequado as técnicas corporais, bioenergéticas e orientando o processo de auto observação e Meditação isso se torna possível.

O Yoga como Terapia visa libertar a mente de padrões que constituem a auto ilusão. O propósito é dissipar dúvidas, confusões, conceitos e convicções baseadas naquilo que foi pensado pelos outros e não por si mesmo. Não importa se isso provém de uma mentalidade dominante em determinada sociedade, ou se é uma autoridade religiosa, política ou filosófica. O verdadeiro saber surge com a percepção direta do fato e não com uma informação que vem de fora. Uma atitude mental saudável se estabelece dissipando crenças, organizando uma visão de mundo clara, aberta, sem referenciais rígidos, disponível para o desconhecido. Criar clareza. Esvaziar a mente do ontem e ver o agora sem os véus do passado. Lucidez! No plano mental, portanto o Yoga Terapia além de dissipar a negatividade de memórias subconscientes cria uma condição de mente meditativa que se abre e acessa a dimensão da alma, que está além da mente e do eu ilusório e que é por natureza incondicionada e livre.

Um humano que vive a partir da consciência de ser infinito, integrando corpo, emoção e mente e indo além de si mesmo, acessa a frequência auto gerada e geradora do sagrado. E a partir daí se move no fluxo criativo da vida que brota a cada ação e manifesta o poder de criar e superar a si mesmo a cada instante, a cada respiração. O Saudável é Sagrado… esta é a possibilidade humana mais alta e o Yoga como Terapia se dispõe a tornar isso possível.

 

 

YOGA TERAPIA INTEGRAL

Seria desnecessária a expressão Yoga Terapia Integral se todas as abordagens dessa proposta tivessem a abrangência que seria comum quando estamos falando de Yoga. O Yoga Terapia seria então intrinsecamente “integral”.

No entanto existem abordagens que poderíamos chamar de incompletas e que por isso mesmo, muitas vezes, não tocam nos pontos essenciais que sustentam os desequilíbrios. Em função disso se tornam ineficientes mesmo que produzam efeitos benéficos por algum tempo. Um desses sistemas terapêuticos pretende atender as necessidades do corpo e o outro da mente.

Uma das abordagens se ocupa com a aplicação de exercícios para tratar de sintomas isolados: postura para o fígado, rins, exercícios para eliminar a prisão de ventre, para a saúde pulmonar, respiração para eliminar distúrbios do sono e por ai vai. A lista é longa. 

Existe também um trabalho que se apresenta como uma espécie de fisioterapia utilizando as técnicas do Yoga com ênfase em exercícios para correção postural, alongamento…etc.

Nada disso é ruim em si mesmo. É tudo saudável. Mas em nenhum desses casos se está considerando o ser como um todo e suas infinitas possibilidades. Utilizar as práticas yogis para tratar apenas os sintomas dos desequilíbrios tanto fisiológicos quanto psicológicos é com certeza um modo utilitário que não toca nas raízes dos desequilíbrios. Além de algum alívio o que faz é dar mais energia para manter uma estrutura que está baseada na ignorância de si mesmo. No máximo retira certos efeitos colaterais da auto ilusão. Isto pode manter a estagnação com menos desconforto mas abrange muito menos do que o Yoga pode oferecer como recurso terapêutico.

A outra forma de abordagem reduzida e equivocada de Yoga Terapia aparece quando se pretende lidar questões psicológicas. Há uma forte tendência à abordagem moral e um tanto simplista que se torna muito semelhante ao que há de pior na chamada “auto ajuda” e na religião formal. Surge um procedimento que estimula o auto engano ao pretender mudanças psicológicas a partir do cultivo artificial e fantasioso de virtudes morais ou de pensamentos e atitudes supostamente positivas” sem que para isso tenha sido construída uma base de sustentação corporal, energética e emocional capaz de dar consistência às tais virtudes.

Uma concepção de Yoga Terapia com essas características é de fato reducionista e quase uma caricatura do que é o Yoga como tradição ancestral de iluminação de consciência. Por tudo isso é possível compreender que ao se ouvir a expressão Yoga Terapia pode haver uma certa má vontade com esse termo. Pode mesmo dar a impressão de que se esta diante de algo utilitário, reducionista e ineficiente como Terapia pois investe apenas em alterar os sintomas sem, no entanto, desenraizar a base de todas a enfermidades que é, não apenas o desconhecimento mas o cultivo de uma imagem ilusória de si mesmo.

No entanto, se compreendermos Terapia como procedimento para extinguir toda enfermidade e admitindo que a raiz das enfermidades é a ignorância sobre si mesmo e a noção de um eu separado, então vamos concordar que Yoga é a Terapia para esse planeta cujos habitantes padecem dessa enfermidade básica que é o engano sobre o que se é. Yoga é o estado de consciência além da ilusão de um eu baseado no tempo.

Em uma abordagem de Yoga Terapia Integral o foco principal é extinguir a noção desse suposto eu que, no dizer de Budha, é a raiz do sofrimento. O modo como o Yoga encaminha esse processo não é fornecendo respostas. É antes de tudo fazendo perguntas que revelam o engano do que se pensava a respeito. E é também propondo intervenções específicas sobre o campo energético, orgânico e psíquico, capazes de harmonizar essas áreas e ampliar a capacidade de percepção. Quando a qualidade do olhar muda, muda o que é visto.

 

O Yoga Terapia em uma abordagem integral trabalha na desconstrução de padrões corporais, energéticos, emocionais e mentais e desse modo abre espaços para experiências de lucidez e plenitude que são inerentes ao núcleo essencial da identidade humana. O Yoga Terapia ativa o potencial criativo e a coragem para viver em paz nesse mundo.

O Yoga como Terapia envolve orientações personalizadas para atender necessidades específicas. Utiliza abordagens Tradicionais do Yoga e Meditação, Exercícios para o Desbloqueio energético e Emocional, Imposição de Mãos e Aconselhamento Existencial. Se apoia nos métodos de diagnóstico com Entrevistas, Numerologia Tântrica e Leitura Corporal.

Entre os objetivos do curso está o de capacitar pessoas a utilizar os recursos terapêuticos do Yoga em uma abordagem integral; formar Terapeutas que através da sua própria vivência e conhecimento dos métodos de intervenção do Yoga Terapia possam auxiliar as pessoas a restabelecerem uma vida saudável em conexão com o sentido do sagrado e assim a prenderem a cuidar de si mesmas e de suas relações.

 MINISTRANTE:

AKAL MURET SINGH – Professor de Filosofia formado na UFPR. Formação em Yogaterapia com Swami Sarvananda na OSA – Ordem dos Sarvas Swamis.Por 21 lecionou diversos estilos de Yoga e Filosofia na Faculdade Integradas Espírita em Curitiba. Há 26 anos atua como Instrutor e Formador de Instrutores de Kundalini Yoga, Hatha e Meditação em diversas cidades do Brasil. Reiki Máster e Terapeuta Corporal integrando Yoga Terapia, Bioenergética, Massagem neo reichiana e Numerologia Tantrica. Coordena o Nanak Gobind Ashram – Espaço de Yoga e Terapias em Florianópolis.

 

 

 

 

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