AS TRÊS FACES DA MENTE

AS TRÊS FACES DA MENTE

 

I. O WORKSHOP

A mente é a ponte com o Infinito. Ela pode estar ocupada com os seus próprios conteúdos e fechada para as suas mais altas possibilidades … ou vibrando em alta frequencia aberta para o que esta além dela mesma.

Uma mente límpida e serena é forte como o aço, flexível como um bambu ao vento, transparente como as aguas de um lago tranquilo permitindo a clara visão do seu fundo.

Uma mente assim sempre materializa seus objetivos; uma mente assim trás Deus ao mundo.

Programa

– Mente, eu, consciência na visão do Yoga.

– O mapeamento energético da consciência: corpos, chakras e tatwas.

– As três faces da mente: três corpos mentais, suas principais funções e disfunções e como desenvolver cada um deles.

– Práticas de Kundalini Yoga e Meditação para desenvolver cada uma das três áreas da mente.

– Diagnóstico das necessidades individuais e orientação de pratica pessoal de acordo com as prioridades de cada um. 

 AS TRÊS FACES DA MENTE

 No final dos anos 60 veio para o ocidente um yogi indiano com grande conhecimento de filosofia, psicologia e pratica de um estilo especialmente impactante de Yoga, o Kundalini Yoga. Seu nome era Harbhajan Singh Puri. Ele trouxe conhecimentos sobre a consciência humana, derivados de uma Tradição milenar com uma sofisticada concepção da mente humana, sua estrutura, funcionamento e possibilidades de expansão.

As Três Faces da Mente é um workshop que apresenta uma perspectiva deste ensinamento enfatizando aspectos funcionais da mente e modos de intervenção, através de práticas que revitalizam cada estrutura e estimulam um funcionamento mais pleno. O que resulta disso é saúde emocional e mental e estímulo à um modo de viver com mais qualidade e consciência.

A premissa básica deste trabalho é a de que toda função humana resulta do modo de ser de determinadas estruturas. São essas estruturas em ação que fazem aparecer aquilo que chamamos de funções humanas. Tanto na dimensão orgânica quanto psíquica. Havendo uma defasagem no modo de ser de uma determinada estrutura haverá uma alteração na função, o que pode resultar em um funcionamento incompleto ou uma disfunção. Das 11 áreas que constituem este mapeamento yogi vamos aqui abordar as três mentes funcionais fundamentais para uma vida saudável e criativa.

MENTE NEGATIVA, MENTE POSITIVA E MENTE NEUTRA.

a. Mente Negativa. Função protetora.

Ela percebe o que está em desarmonia; ou que represente algum perigo, dentro de si mesmo, nas pessoas ou nas situações.

A mente negativa é fundamental para que uma pessoa possa se conduzir bem nesse mundo. Ela identifica o que precisa ser transformado ou simplesmente neutralizado em sua negatividade.

No entanto, estando subnutrida, ela exagera na avaliação do negativo, sente receios desnecessários e se protege excessivamente. Ou, ao contrário, nega o negativo e entra em situações desastrosas demorando para se dar conta disso.

Através de exercícios, meditações e atitudes é possível nutrir a mente negativa e fazer e com que ela funcione de forma harmônica e plena cumprindo assim sua função protetora. 

                 

b. Mente positiva. Clareza e ação.

A mente positiva quando desenvolvida percebe tudo aquilo que está bem, que está em harmonia, tudo o que é luminoso em cada pessoa, em todas as situações e dentro de si mesmo. Possibilita ao indivíduo manifestar o poder de ser o que é, e aprender a partir daí.

Confiança em si mesmo, sociabilidade, alegria, capacidade de comandar sem oprimir, respeitando o poder dos outros são funções naturais de uma mente positiva desenvolvida. Quando subnutrida gera falta de confiança, dificuldade de dizer “não”, de se posicionar e reconhecer o positivo dentro de si mesmo e em tudo a sua volta. A principal disfunção da mente positiva é falta de poder pessoal, que aparece como subserviência ou autoritarismo.

Através de técnicas apropriadas é possível fazer com que a mente positiva se desenvolva e cumpra bem as suas funções. Obviamente todas as pessoas gostariam de pensar positivamente. Todos repetem isso para si mesmo e para os outros: preciso pensar positivo, veja o lado positivo das coisas. Em geral não é possível sustentar uma atitude positiva mesmo com muito esforço mental, se não houver a sustentação energética dessa atitude através de uma mente positiva fortemente nutrida. Daí a importância das técnicas que revitalizam a mente positiva, criando condições para  que ela cumpra plenamente e de forma espontânea as suas funções.

c. Mente neutra ou meditativa. Sabedoria e Amor.

A mente neutra vê ao mesmo tempo o que é harmonioso, positivo e o que é negativo, arriscado. Percebe o todo das situações, pessoas e de si mesmo. Aprende muito e cresce sempre com cada experiência. É equânime e capaz de viver em paz com as pessoas e consigo mesmo.

A mente neutra quando desenvolvida tem um olhar como se estivesse no do alto da montanha e ao mesmo tempo caminhando no vale. Pode vislumbrar melhor para onde está indo e qual o melhor caminho a seguir.

Quando não desenvolvida a mente neutra tende à indecisão, rigidez, instabilidade. Em um momento pode estar percebendo tudo negativo e no instante seguinte vendo somente os aspectos positivos, de si mesmo, situações e pessoas. Isso gera falta de confiança na própria discriminação.

A mente neutra tem o potencial para ver o Todo, por isso não se contenta com apenas uma parte. Existem técnicas meditativas e exercícios capazes de nutrir a mente neutra e possibilitar a vivência profunda do estado de Yoga: uma dimensão de consciência além da mente que surge quando a mente se aquieta e desaparece a noção de si mesmo baseada no tempo.

Todo esse estudo da consciência na perspectiva do Yoga se legitima pela aplicabilidade e resultados concretos no modo de sentir, pensar e agir. O Yoga é extremamente pragmático. O conhecimento que não pode ser aplicado é considerado inútil. Serve apenas para adornar o ego e disfarçar a ignorância de quem o mantém. 

No Yoga o conhecimento apenas fundamenta e orienta a prática, de onde surge a experiência que origina a sabedoria capaz de se manifestar na ação cotidiana e melhorar a qualidade e a profundidade de todas as relações.

Akal Muret Singh – Professor de Filosofia formado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Estudou em diferentes Escolas de Yoga e há 30 anos anos atua como Professor Formador de Instrutores em Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Florianópolis e outras cidades do Brasil. Professor de Kundalini Yoga, Sarva, Hatha e Raja Yoga. Reiki Máster e Terapeuta integrando Numerologia Tantrica, Bioenergética, Massagem e Yogaterapia. Há 18 anos fundou a Escola de Kundalini Yoga Nanak Ashram em Curitiba e através dessa Escola atualmente ministra Cursos em todo o Brasil.

 

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