SARVA HATHA YOGA: CURSO DE APROFUNDAMENTO E FORMAÇÃO DE INSTRUTORES, FLORIPA
CURSO DE SARVA HATHA YOGA
Sarva Hatha Yoga está estruturado em uma jornada de auto transformação e descoberta de si mesmo com a orientação de profissionais experientes que estudam, vivenciam e ensinam há muitas décadas o caminho do Yoga.
É uma abordagem integral do Yoga, com características bem especificas e conhecida como Sarva Hatha Yoga.
Envolve um trabalho profundo de transformação em todas as instâncias e dimensões do ser. Promove um forte impacto sobre aquilo que na Tradição se chama sukhsma sarira ou corpo sutil, que inclui o pranamayakosha, manomayskosha e o vigyanamayakosha.
O trabalho sobre essas áreas sutis ocorre no entanto a partir de uma grande mobilização no annamayakosha, o corpo feito de alimentos. Isso significa que o Sarva Hatha Yoga atua sincronicamente sobre o corpo físico, corpo pranico, sobre a dinâmica emocional e mental e sobre o intelecto e inteligência intuitiva (vigyanamayakosha). Atuando desse modo pode desconstruir padrões e condicionamentos e criar uma condição de transparência em todas dimensões da forma para que a luz da não-forma, a consciência pura, possa transparecer e se manifestar na forma humana.
O Hatha Yoga é parte da grande Tradição Tantrika que tem sido ensinada na Índia há milhares de anos. Foi preservada em um modo de transmissão oral, de coração para coração.
Em torno do século IX d.C surge o chamado Movimento dos Maha Sidhas onde começou a se tornar “visível” uma abordagem de desenvolvimento espiritual que em seus desdobramentos seguintes vai desembocar nisso que chamamos de Hatha Yoga.
O Movimento dos Maha Sidhas surge no Tantra e constitui uma linhagem de yogis cujo figura ancestral e iniciador é Adi Natha, o Senhor Shiva. Dele a transmissão chega ao lendário Matsyendranath e Gorakshanath. Todos os textos de Hatha Yoga reconhecem e reverenciam estes yogis. Eles estão na origem da linhagem dos Nathas que contém elementos daquilo que aparecerá na literatura em torno do séc. XIV com o nome de Hatha Vidya.
O Hatha Yoga se desenvolveu como uma Tradição oral transmitida diretamente de mestre à discípulo. Como em todo Yoga, o propósito essencial é moksha e a meditação e o samadhi abrem dissolvem as barreiras para essa instância de liberdade plena. O Hatha se tornou o estilo de Yoga mais popular no ocidente especialmente em função dos comprovados benefícios que algumas de suas técnicas, especialmente as posturas, exercem sobre a saúde orgânica e psíquica. Isto, que por um lado o tornou um Yoga muito procurado, o tornou também em muitos aspectos subutilizado e reduzido. A consequência disso é que apenas aqueles que estudam profundamente as raízes e fundamentos tantricos do Hatha Yoga o conhecem em sua integralidade.
OBJETIVOS DO CURSO DE SARVA HATHA YOGA
Neste curso, além de explorar as possíveis aplicações terapêuticas, aprofundaremos o sentido tântrico do Hatha Yoga tanto em seus fundamentos filosóficos quanto no potencial energético e psíquico das suas práticas.
Além disso, o curso inclui um estudo e práticas especiais de Meditação abrangendo assim o aspecto Raja, essencial para a plena realização do Yoga.
O objetivo é formar Instrutores que tenham como suporte fundamental para transmitir o Yoga a sua própria vivência no caminho de auto realização, aliando à isso o conhecimento técnico, a base filosófica e a habilidade de ensinar de acordo com as necessidades e potencialidades de cada praticante.
O Curso tem sido organizado em diversas cidades, Nesse primeiro semestre de 2024 existe 02 turmas em andamento. Uma em Curitiba e outra em Pato Branco, PR.
CARGA HORÁRIA: 200 hs INVESTIMENTO: 4.860,00
À vista: R$ 4.1400,00 Parcelado: 12x de 405,00
Informações: 48 9 9928 9851 whatss
As referencias de investimento acima foram para os Cursos em andamento e outros que venham a acontecer 2024.
PROGRAMA
- HISTÓRIA, FILOSOFIA E PSICOLOGIA DO YOGA.
– Conceito e Atualidade do Yoga.
– Origem do Yoga nas perspectivas mítica, histórica e esotérica.
– A transmissão Gupta Vidya ontem e hoje.
– Tipos humanos e o Encontro com uma Escola viva.
– Elementos que provocam a deterioração de uma Tradição viva.
– Desenvolvimento histórico das Tradições na ´Índia.
– A cosmogonia e a estrutura da energia universal e sua relação com os campos da energia humana.
- FILOSOFIAS DA INDIA E O YOGA.
– Introdução ao Samkhiya, Vedanta e Tantra.
– A origem do Hatha Yoga nos textos da Tradição Tantrica.
– As Upanishads do Yoga.
- PSICOLOGIA DO YOGA.
– A psicologia nos Yoga Sutras de Patanjali.
– O Mapa tântrico das 10 áreas da consciência.
– A visão de Samkhiya e do Tantra sobre consciência, identidade e conhecimento de si.
- SISTEMA ENERGÉTICO
– Sistema Energético e Consciência: canais energéticos kundalini, prana, vayus, tatwas, corpos energéticos, chakras.
– De que modo o Yoga impulsiona transformações psicológicas através da dinamização energética.
- CAMINHOS DO YOGA.
– O que é uma linhagem ou Caminho de Yoga.
– Os Yogas Tradicionais e a estrutura humana.
– Gyan Yoga. Características; Mestres; Textos Tradicionais e Pratica.
– Bhakti Yoga: Características; Mestres,Textos Tradicionais e Pratica.
– Karma Yoga Características; Mestres Textos Tradicionais e Prática.
– Raja Yoga: Características; Mestres, Textos Tradicionais e Pratica.
– Yogas Tantricos: Hatha, Kundalini e outras abordagens do Tantra Yoga.
– Sarva Yoga – uma abordagem Integral do Yoga para a nossa época formulada inicialmente por Sevananda Swami pioneiro do Yoga no Brasil.
– Naada Yoga – O Yoga do Som.
- TÉCNICAS E PRÁTICAS DE HATHA YOGA.
– Textos Classicos: Hatha Pradipika – Gherandha Samhita – Shiva Samhita
– Ensinamentos de Swami Sarvananda sobre o uso de asanas e pranayamas como recursos para a sincronia harmònica entre Sol e Lua; Ha e Tha.
– Estudo teórico e prático dos asanas: fases de execução; efeitos e contra indicações.
– Estudo teórico e prático dos pranayamas. No Sarva Hatha Yoga existe uma grande variedade de pranayamas para trabalhar desde os aspectos mais densos da estrutura humana até os mais sutis.
– Teoria e pratica dos Mudras e Bandhas.
- TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO.
– Prathyahara Dharana Dhyana e Samadhi
Tipos de Meditação:
– Recitação de Mantras e Shabads.
– Mantras e Respiração combinados.
– Meditações com Respiração.
– Meditação Japa com o Mala.
– Meditação com Movimentos rítmicos.
– Meditações dinâmicas para desbloqueio energético/emocional.
– Meditações de Plena Atenção e Silêncio.
7- GLÂNDULAS, PLEXOS NERVOSOS E O YOGA.
– Compreensão dessas estruturas do corpo como dimensões que apoiam e possibilitam a expressão concreta no plano físico daquilo que constitui as intenções e propósitos de vida.
8- ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA.
– A alimentação nas orientações dos Textos Clássicos – Sistemas de alimentação saudável e o Yoga.
– Costumes saudáveis que apoiam a pratica do Yoga.
9. DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.
– Filosofia – Filosofia da educação – Pedagogia –Didática e Pratica de Ensino do Sarva Hatha Yoga e Meditação.
– Planos de Aula e Cursos e Projetos. O Sarva Hatha Yoga tem critérios especiais para a elaboração de sequencias de asanas visando atingir determinados objetivos.
- Treinamento para aprender a estabelecer objetivos em varios níveis e elaborar planos de aula
– Critérios para a elaboração de sadhanas pessoais segundo as necessidades individuais.
10. HATHA YOGA E NECESSIDADES ESPECIAIS.
– Terceira Idade.- Gestantes – Hipertensos e Cardíacos.
CURSO PRESENCIAL OU ON LINE PELA PLATAFORMA ZOOM
PORQUE SARVA HATHA YOGA ?
Sarva significa integral. Total. Essa expressão “sarva” diz respeito ao fato de que a abordagem de yoga que está sendo apresentada aqui inclui um trabalho consciente de transformação em todas as instancias do ser. Isso implica estrategias praticas do Yoga que constituem caminhos que em alguns contextos aparecem separados e que aqui aparecem organicamente integrados: Bhakti yoga, Gyan Yoga, Karma Yoga, Naada Yoga, Raja Yoga e naturalmente o Yoga Tantrico no qual emerge o Hatha. Vamos ver como constituem um mesmo corpo harmonico.
Vamos examinar resumidamente agora de que modo esses Caminhos ou faces do Yoga aparecem no contexto dessa abordagem integral que é o Sarva Hatha Yoga.
Uma face do Sarva é o aspecto gyan yoga que se expressa com um trabalho cognitivo contemplativo centrado no estudo do Samkhiya, Vedanta e Tantra e uma entrega ao processo de auto investigação que flui no sentido de descortinar o sentido de si mesmo: Atma Vichara! Esse aspecto filosófico meditativo expõe uma concepção cosmogônica, uma visão da estrutura humana e da natureza e que cria um contexto conceitual dentro do qual emerge o sentido do Yoga como um caminho pratico de transformação e despertar para a completude do próprio ser.
Sarva tem também um aspecto Bhakti Yoga que aparece como possibilidade na própria estrutura conceitual quando fala de Brahmam, Ishvara e Ishta devata. E que aparece também como vivência a partir das situações de prática com mantras, em forma de kirtans ou japa, onde o praticante se expõe à experiências onde pode ocorrer uma conexão devocional. Seja a partir da sintonia com uma determinada forma de manifestação do Divino, ishta devata, ou simplesmente uma conexão amorosa com uma instancia originária além da forma, mas presente em todas as formas.
O aspecto Karma Yoga do Sarva inclui a clareza sobre as bases motivacionais de toda ação, abrange o sentido de seva, servir, e se funda no ato de compreender e vislumbrar em cada ser a presença infinita, sagrada e a possibilidade de facilitar e conspirar para que todos os seres realizem a consciência de sua própria alma. Perceber e dissipar as tendências de usar a ação como forma de preenchimento ou compensação ao próprio vazio existencial.
O aspecto Raja Yoga obviamente está implícito em todas as possibilidades que o Yoga apresenta. Trata de um mergulho profundo na meditação, a partir da compreensão exposta no Yoga Sutra de Patanjali e outros textos e na vivência de diferentes práticas meditativas. Raja é o núcleo essencial de todo Yoga. Através do Naada Yoga com uma enorme variedade e amplitude de mantras e shabads é possível ampliar a frequência vibratória de todo o campo energético/psíquico e facilitar dharana, dhyana e samadhi.
O Naada Yoga no contexto do Sarva Hatha lança mãos dos sons sagrados, mantras, que na Índia estão presentes em quase todas as Tradições espirituais. As palavras que encarnam um campo de luz divina em sua sonoridade ampliam o campo vibracional das células, dos campos energéticos e dos corpos sutis elevando a consciencia para uma dimensão que desemboca em uma dimensão profundamente harmonica, meditativa de conexão com a Alma.
E finalmente, claro, temos o aspecto Hatha Yoga expresso com grande amplitude nos textos tântricos e que basicamente diz respeito a intervenção sobre os corpos físico e pranico, e todos os desdobramentos que isso desencadeia nos planos mental e emocional. Esses desdobramentos ocorrem em função do fato de que a qualidade do funcionamento dos campos energéticos envolvidos na dinâmica psicológica depende de um alto nível de força vital, prana. Então o aumento da carga pranica e uma livre distribuição da energia sobre todos os canais, chakras e corpos sutis amplia poderosamente a qualidade das funções psicológicas e as aproxima da abertura para um estado meditativo.
O que, no senso comum tem caracterizado o Hatha Yoga é este citado trabalho corporal e pranico que nem sempre está acompanhado dos aspectos gyana, bhakti, karma e raja do Yoga. Seria desnecessário talvez a expressão “sarva”, total, considerando que o Hatha Yoga originalmente inclui uma concepção ampla do ser humano e do universo e contém prathyahara e dhyana (meditação) e se move na possibilidade do samadhi e moksha como aspectos essenciais de sua perspectiva de Yoga e das possibilidades humanas. E aí é bom lembrar que práticas meditativas podem fluir em uma frequência gyan, bhakti ou raja, incluindo naada yoga.
No entanto precisamos realisticamente considerar o fato de que no senso comum hoje, infelizmente, não está associado a expressão Hatha Yoga essa amplitude original. E por uma razão muito simples: em geral não é ensinado assim. Então só isso já justificaria, pois aponta para realidade dessa abrangência de dimensões que esse caminho inclui.
Mas existe ainda outro aspecto determinante no uso da expressão “sarva”. É o fato de que na abordagem que aqui é apresentada existe uma concepção de pratica com determinados princípios e critérios peculiares e fundamentais para que os resultados pretendidos se realizem. Eles derivam dos ensinamentos do Sarva Yoga em seu aspecto Hatha compartilhados por um Mestre Yogi chamado Swami Sarvananda.
O Sarva Yoga de Swami Sarvananda, além da sua própria intuição e sabedoria trazia ensinamentos aprendidos por ele de seu Mestre Sevananda Swami (pioneiro do Yoga no Brasil nos anos 50) e em mosteiros e ashrams no Japão e na Índia. O Sarva Yoga contém aspectos místicos esotéricos de grande profundidade, mas em seu aspecto Hatha, que é o que nos interessa diretamente aqui, ele apresenta algumas características muito particulares, como por exemplo certos critérios para determinar o encadeamento de asanas em uma sequência. Critérios esses que são cruciais para a precisão dos efeitos que se pretende atingir nesse contexto de prática.
No âmbito filosófico pedagógico o Sarva Yoga tem uma grande amplitude e pragmatismo funcional priorizando a utilização dos recursos, tanto conceitos quanto práticas, sempre segundo as pessoas, o lugar e o momento e tendo com vértice fundamental da intenção o despertar interior do praticante para além de seus automatismos e padrões derivados tanto do ambiente cultural quanto da sua própria história pessoal. O grande propósito é sair dessa área da hipnose de passado e futuro. O repertório de práticas tem esse eixo fundamental como critério para determinar o que será aplicado dentro de um plano de ação. O plano de ação é na verdade uma estratégia de ensino e contém algumas dimensões que são “aulas práticas”, estudos e vivencias. Essa característica essencial e ampla da concepção de Yoga, pragmática e focada na transformação está implícita no uso que fazemos da expressão Sarva Hatha Yoga
Com isso se pode dizer que Sarva Hatha Yoga é exatamente essa intervenção sobre a dinâmica corporal, pranica, integrado com um forte e consciente trabalho sobre os corpos especialmente ligados a dinâmica psicológica, desenvolvendo a ciência da meditação e a possibilidade da consciência se reconhecer infinita em seu mais profundo núcleo de identidade, além da mente e do eu histórico.
Na perspectiva filosófica a consciência pura, purusha, se move na forma ancorada em um aparato psíquico e corporal e interage no contexto social e cósmico. O Sarva Hatha Yoga é um caminho yogi que propõe a vida no mundo sem se confundir com ele. Ao contrário, tendo clareza sobre o contexto cultural político social o yogi se insere como um agente de transformação de valores. Liberdade, autenticidade e consciência da unidade intrínseca de todos os seres inspira uma atitude empática, solidária e contribui para criar condições de vida que facilitem a todos os seres realizarem o propósito pelo qual nasceram.