ENTREVISTA COM AKAL MURET SINGH
ENTREVISTA COM AKALMURET SINGH
Porque praticar Yoga hoje?
O projeto moderno era viver nesse mundo com o máximo de conforto e bem estar. A produção e o consumo de bens para esse objetivo é a marca da sociedade moderna. O problema é que para produzir e ter condições de comprar o homem e a mulher modernos consomem a si mesmos. São horas de trabalho diário, preocupações, estresse, relacionamentos desgastados. Um belo dia a pessoa se pergunta: ”para que tudo isso se eu esqueci de mim mesmo e das pessoas mais próximas, e estou perdendo a saúde em meio a tantas ocupações!”
O que fazer então? De que modo o Kundalini Yoga pode contribuir nessa situação?
– A solução proposta pelo Kundalini Yoga não é sair da agitação da cidade, trabalhar menos, evitar situações de estresse, se relacionar somente com pessoas calmas. A proposta é se tornar mais forte para viver nesse mundo. Criar tranqüilidade, poder pessoal, clareza, intuição. É possível viver em paz e produtivamente nessa sociedade. Mas é preciso criar condições para isso.
Porque o Kundalini Yoga?
Porque é a atualização de uma antiga Tradição ensinada hoje por um Mestre autêntico e autorizado e é praticado rigorosamente como ensinado por ele para que mantenha a máxima precisão e atinja plenamente seus propósitos. É um Yoga próprio para pessoas dessa época que vivem no mundo familiar, social, profissional comum.
É possível viver sem estresse ?
O estresse é uma ajuda da natureza que surge diante de situações interpretadas como ameaçadoras. Quanto mais confiamos em nossa capacidade de “dar conta” das situações, menos ameaçados, e menora necessidade do estresse. Quando ele é necessário e vem é preciso sair antes que se torne nocivo. O Kundalini Yoga tem técnicas eficazes para desativar o estresse imediatamente.
Cite algumas características do Kundalini Yoga.
È um estilo dinâmico de Yoga que sincroniza respiração, movimento e atenção, revitalizando e nutrindo as funções glandulares, emocionais e mentais. Fortalece o sistema nervoso, desbloqueia os meridianos e centros energéticos, dissipa padrões mentais negativos, alonga e tonifica a musculatura. Relaxa e propicia uma vivência de paz, liberdade e coragem.
Só quem quer ser professor de Yoga pode fazer o curso de Formação de Instrutor?
Não. Temos um Curso de Formação de Instrutores de Kundalini Yoga em Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Joinville, Cascavel e outras cidades. É aberto a qualquer pessoa que queira se aprofundar no estudo e na pratica do Yoga.Se você pode respirar você pode mudar a sua consciência e ajudar outros.Apenas evite praticar com quem não tem Formação para ensinar.
Existem estudos científicos sobre os efeitos do Kundalini Yoga?
Muitos estudos. Na área da longevidade e saúde do cérebro; equilíbrio hormonal; dependência química; depressão e ansiedade. Médicos dessas especialidades comprovaram os benefícios e existem publicações a respeito.
O Sr. poderia citar um exemplo desses estudos?
Em uma experiência com dois grupos de células com câncer, sobre um deles foi entoado um mantra do Kundalini Yoga. Inicialmente, nos dois grupos, os elétrons giravam caoticamente em torno do núcleo. No grupo que recebeu o mantra, os elétrons ordenaram a órbita e isso diminuiu o ciclo degenerativo das células.
A Meditação é inerente ao Yoga ?
Yoga é um estado de consciência que surge quando a mente se aquieta. Nesse sentido é quase sinônimo de Meditação. Sem Meditação não existe Yoga. Praticar exercícios de Hatha Yoga ou Kundalini Yoga auxiliam a desbloquear e relaxar o corpo e facilitam a Meditação. Mas é possível praticar Meditação sem fazer exercícios físicos ou respiratórios de Yoga, ir direto nas técnicas de Meditação
Qualquer pessoa pode praticar Meditação?
– Meditação envolve uma questão básica da existência humana que é o ato de observar. Que lentes usamos para olhar e compreender a nós mesmos ? Em geral nossas lentes estão comprometidas por padrões e condicionamentos do passado. Isso se expressa em uma mente cheia de anseios, receios, conceitos e preconceitos. Desse modo a visão se turva, a mente se agita, e se instala um grau maior ou menor de confusão. Existe alguém livre disso? Apenas aqueles que decidiram olhar criticamente essa questão e se dedicaram a expandir sua percepção para além dos padrões habituais. Meditação é para todos, porque as necessidades que ela é capaz de atender são de todos.
O que é exatamente Meditação?
Meditação não é pensar sobre alguma coisa. Também não é concentração e muito menos simplesmente sentar e ficar parado. Meditação não é uma atividade específica. È uma qualidade de ser que pode estar presente em tudo o que se faz. Meditação é um estado de consciência que surge quando a mente se acalma, se aquieta. No silêncio da mente amplia-se o potencial cognitivo e afetivo; aumenta a inteligência intuitiva e a criatividade, e com isso a habilidade de tomar decisões e lidar com situações inesperadas e com a incerteza. Ao mesmo tempo estimula um estado de paz e harmonia interior que facilita relações afetuosas e com um senso maior de liberdade e autonomia.
Como se começa a aprender a meditar. Existem diferentes tipos de técnicas de meditação?
Para aprender encontre alguém que possa orientar. Assim você não desperdiça tempo e energia tentando fazer algo que desconhece. Existem muitas técnicas, sim. Sem utilizar uma técnica apropriada à sua personalidade, temperamento e estilo de vida é praticamente impossível meditar. Muitas pessoas tentam sem orientação adequada e acabam desistindo. Pessoas com alto índice de estresse e agitação mental, por exemplo, podem e devem meditar, até por uma questão de saúde, mas precisam inicialmente de técnicas dinâmicas e até catárticas para descarregarem as tensões musculares e emocionais. Então em seguida podem relaxar e entrar no estado meditativo com certa facilidade. Pedir que elas relaxem quando estão no extremo da agitação é uma orientação equivocada. Portanto existem técnicas para todos os tipos de necessidade. Não há obstáculos intransponíveis com uma técnica e orientação adequada.
Quais motivos principais que levam as pessoas a procurar Meditação?
– A maioria busca mais saúde e qualidade de vida. Outros buscam desenvolvimento pessoal, pois sabem isso sempre se reflete positivamente na vida profissional e nas relações de um modo geral. E alguns poucos trazem uma inquietação existencial que lhes impulsiona a explorar as possibilidades humanas e a compreender mais profundamente a si mesmos e a vida.
Que efeitos benéficos sobre a saúde foram observados a partir da prática da Meditação ?
– Aumenta a energia física, pois através do relaxamento profundo envolvido na meditação, ocorre a redução do consumo de oxigênio entre 10 à 20%. O sono reduz em torno de 8%. Então meditar recupera e aumenta a energia física e naturalmente também a energia psíquica.
– Meditar diminui drasticamente a ansiedade. Isso ocorre em parte pela diminuição do lactato sanguíneo, substância eliminada pela musculatura que contribui para a sensação de ansiedade.
– Contribui para o equilíbrio da pressão arterial.
– Meditar desativa os efeitos nocivos do estresse provocando o declínio da produção de cortisol, substância secretada na reação de estresse que ao permanecer no organismo destrói a saúde neuronal e altera a memória e a capacidade cognitiva.
– No estado meditativo ocorre um comando cerebral para relaxar. Isso chega até uma estrutura chamada hipotálamo que começa a liberar um fluxo de neurotransmissores e hormônios calmantes. Em poucos instantes pode se sentir no corpo e na mente um estado de agradável de bem estar e paz interior. Meditar, portanto, aciona nosso laboratório bioquímico particular, que está em nós mesmos, a produzir as substâncias de que precisamos para viver com mais qualidade e saúde.
– Alguns dados interessantes: num estudo feito com residentes em uma casa de apoio um grupo meditava e outro não. Após três anos, ninguém do grupo que meditava morreu; porém 33% do outro grupo havia morrido. Outros estudos mostraram que, ao fazer meditação, 75% das pessoas que sofriam de insônia conseguiram dormir normalmente, 34% que sofriam de dor crônica diminuíam o uso de analgésicos.
Alimentação influencia?
– A alimentação obviamente influencia tudo em nossa vida. Afinal com ela aumentamos nossa energia de um modo saudável, ou ingerimos substâncias das quais não apenas não necessitamos, mas que podem nos desgastar e prejudicar de várias maneiras. Mas para meditar não há nenhuma exigência de dieta. Meditação, no entanto, aumenta a sensibilidade e inteligência do corpo que passa então naturalmente a pedir alimentos mais saudáveis e a evitar aqueles que lhe causam danos.
E a respiração ?
– Umas das estratégias para facilitar a Meditação é reaprender a respirar profundamente. Com isso revitalizamos o corpo e a mente. Outro aspecto é que induzindo um ritmo respiratório interferimos no ritmo mental e com isso podemos desacelerar a mente e as emoções facilitando a Meditação. Há um intervalo normalmente imperceptível entre um pensamento e outro. Quando desaceleramos a mente podemos estar atentos a esse intervalo e nele surge uma grande silêncio, pleno de energia e bem estar.
O que você diria para uma pessoa que diz não ter tempo para meditar, pois sua vida é atribulada e ela tem muita coisa para fazer?
– Diria que ela está invertendo suas prioridades. Se ela realmente valoriza aquilo que ela faz, deveria antes de mais nada valorizar aquele que faz. A qualidade do que é feito depende diretamente da condição de quem o faz. Portanto cuidar de si mesmo é essencial. Ao invés de dizer não tenho tempo para meditar pois hoje tenho muita coisa para resolver. Podemos dizer o contrário: hoje tenho muita coisa importante para fazer, então vou levantar mais cedo, praticar uma técnica de Meditação, pois assim haverá mais clareza mental, mais calma e intuição para encontrar soluções criativas e responder adequadamente à situações.
Akal Muret Singh – Professor de filosofia, Yoga e terapeuta corporal.