Entrevista com Akal Muret Singh sobre o Estresse 

  1. O que causa o estresse? Como administrar e não permitir que ele tome conta da sua vida?

O que realmente causa o estresse é a necessidade de aumentar a capacidade de resposta à uma dada circunstância. Quando julgamos ameaçadora uma situação, acionamos o mecanismo de reforço que é a reação de estresse. Portanto, quanto mais confiança tivermos em nosso próprio potencial de ação, menos nos sentiremos ameaçados, e com isso o estresse muitas vezes será simplesmente desnecessário.

No entanto, quando ele é realmente necessário ele é uma ajuda indispensável. Mas precisamos saber desativar logo em seguida, pois é ao se prolongar que ele se torna nocivo.

  1. Como lidar com o excesso de informação nos dias atuais? Como administrar o tempo?

A informação é necessária e nos torna cientes do que acontece no mundo em todas as áreas do conhecimento humano. Talvez ela se torne inadequada, quando a tornamos um fim em si mesma. Quando a informação recebida se integra em um sentido, uma intenção, um propósito, ela se torna elemento indispensável na concretização do que se pretende. Ela tem um sentido. Quando ela é absorvida compulsivamente, de forma mecânica, ou como se em si mesma tivesse alguma importância, ela apenas ocupa a mente e dispersa a atenção do que realmente interessa. O tempo é uma questão de organização e estabelecimento de prioridades. E o mais importante: viver um momento de cada vez! A cada minuto o seu trabalho. Mas para isso é preciso educar a mente. E isso é uma tarefa da Meditação.

  1. O que o sr. diria para as pessoas que dizem precisar de 48 horas para viver no dia?

É novamente a questão do tempo. É necessário estabelecer prioridades, e para isso precisamos ter clareza sobre o que queremos. Isso exige uma mente ágil, revitalizada e intuitiva. Aprendendo a arte da Meditação no Kundalini Yoga que utiliza o poder do Som e da Respiração para potencializar o funcionamento cerebral pode-se chegar a isso. È preciso também saber deixar a mente descansar,e para isso é necessário a suspensão do diálogo interno. O silêncio mental torna a mente mais perceptiva e pacífica.

  1. O que o Yoga pode fazer pelos profissionais estressados?

O Kundalini Yoga é um estilo ensinado por um Mestre de Yoga que atualizou Antigos ensinamentos  para ajudar o homem da nossa época em seu propósito de viver com mais qualidade, não apenas material mas principalmente emocional e espiritual. As Técnicas podem propiciar um profundo relaxamento que desativa imediatamente o estresse. Provocam uma reação hormonal inversa à do estresse gerando uma sensação de bem estar e paz mental. Além disso, os exercícios de Kundalini Yoga alongam, tonificam e dissolvem as tensões musculares. Coisa comum em pessoas estressadas. Mas o maior benefício mesmo é a descoberta de si mesmo e de todo o potencial afetivo, cognitivo, e da sua vontade e poder pessoal, que lhe mostra novas possibilidades de ser em todos os sentidos.

  1. O Yoga e a Meditação podem fazer com que o indivíduo administre melhor seu tempo? De que forma?

Na medida que aprendemos a nos concentrar em uma tarefa de cada vez, e a escolher com clareza a própria tarefa isso já começa a acontecer. Costuma-se dizer que uma pessoa estressada diz: “Não posso parar para Meditar, pois tenho muita coisa para fazer. E uma pessoa ativa, que sabe relaxar diz: Tenho muita coisa para fazer hoje. Vou acordar mais cedo e Meditar. Com alguns minutos de Meditação no estilo do Kundalini Yoga, temos visto pessoas otimizarem o uso do tempo, administrando melhor a sua própria vida mental/emocional, ou seja, perdendo menos tempo com devaneios e preocupações inúteis e ganhando mais confiança e positividade em suas escolhas e mais vontade e motivação para na concretização de seus projetos.

  1. O sr. pode citar alguns exemplos práticos e fáceis de Yoga e Meditação, que relaxam e diminuem o nível de estresse? 

Em princípio é importante a orientação de um Instrutor qualificado para a prática do Yoga. O que se pode dizer indicar de modo geral para qualquer pessoa é que observe a sua respiração e tente respirar profundamente, sinta o seu corpo e procure desfazer sempre todo esforço muscular desnecessário em qualquer situação, pois isso lhe ajudará a estar mais consciente de si mesmo e mais relaxado. Uma sugestão: Sente-se confortavelmente. Mãos sobre as coxas, em concha, com a esquerda sobre a direita e os polegares se tocando. Observe a sua respiração e não interfira, apenas observe. Quando o ar estiver entrando conte “Um”, quando estiver saindo conte “Dois”, entrando de novo “Três”, saindo “Quatro”,  e assim por diante até “Dez”. Se, acaso se perder na contagem, volte para o “Um”. Esta prática diminui a dispersão mental, concentra e relaxa a mente e as emoções.

 Akal Murth Singh – Professor de Filosofia, Yoga, Terapeuta e Mestre de Reiki.

228525_373034889432737_732351355_n

 

Related Posts

Enter your keyword