O PODER DA INFORMAÇÃO E O YOGA

O PODER DA INFORMAÇÃO E O YOGA

Vivemos em um mundo que é construído constantemente por nós mesmos. Essa construção se dá com elementos diversos e entre eles a informação. Ela povoa o imaginário e o entendimento e cria imagens do que seja o mundo.

A relação com os eventos, eles mesmos, se dá a partir de um véu interpretativo povoado de dados que supostamente se referem a outros eventos ou no mínimo ao que se pensou e ouviu sobre eles.

Vivemos pois na era da informação. Informação é poder. Pessoas desinformadas são frágeis. São enganadas e usadas por corporações e pessoas em seus projetos de poder. Pessoas omitem e manipulam informações para adquirir poder. Mentem para manter o poder. Criam um realidade fictícia na mente dos outros  para que eles sejam induzidos a servir as suas conveniências.

Em todas as áreas isso ocorre. Inclusive em contextos cuja origem e propósito é exatamente dissipar ilusões e acessar uma suposta verdade: ordens religiosas, esotéricas, filosóficas e terapêuticas….e ocorre também nas relações entre empresas, países e pessoas. É um fenômeno humano. Compensar a própria inconsistência acumulando poder sobre os outros e combatendo quem, consciente ou não, ameaça esse controle é uma expressão de fraqueza que se oculta sob uma máscara sedutora ou e autoritária.

Poderíamos pensar que exatamente pelo acesso fácil a informação, em nossa época seria impossível manipulações absurdas como já ocorreram em seitas religiosas e ideologias politicas no passado. Mas é um engano. Isso continua possível pois o apelo emocional e a manipulação da informação conseguem “milagres”. Além de muitos exemplos que poderíamos citar na vida cotidiana, concreta, o filme alemão “A onda” mostra de maneira muito contundente como essa possibilidade pode se tornar realidade. Mostra claramente como funciona uma estratégia de implantação de uma autocracia. Pode aparecer disfarçada de teocracia, falando em nome de alguma religião ou suposta espiritualidade. Ou  aparecer sob o disfarce de alguma ideologia qualquer sobre como as pessoas deveriam viver, ou organização política social ou outra coisa qualquer. O filme mostra como uma grosseira manipulação pode se implantada sem chamar atenção e sem que seus membros percebam que estão entrando ou que já estão em uma “matrix”.

As chamadas fake news que povoam as mídias hoje são, mesmo que um tanto bizarras, exemplos de desinformação deliberada para criar no outro uma versão distorcida da realidade.

Quando se diz que é necessário identificar em todas as áreas da cultura a instrumentalização da informação para controlar e acumular poder precisamos trazer essa reflexão para o mundo do Yoga também.

E precisamos desenvolver senso critico e liberdade de pensamento para que essa Tradição de mais de 5.000 anos continue livre e autônoma como é e tem sido em todos os países do mundo. Para que nem se torne apenas um produto a mais na prateleiras para ser consumido, e nem seja raptado por mentalidades sectárias travestidas de espiritualidade que normalmente se auto promovem segregando e criando divisões artificiais entre as pessoas.

O Yoga é livre e libertador desde sua origem nas cavernas do Himalaya, florestas, beiras de rio ou ambiente familiar de grandes Mestres da Índia. No contexto contemporâneo o Yoga é ao mesmo tempo um caminho espiritual e uma atividade profissional. A fim de preservar a qualidade desse legado nossa responsabilidade é se auto esclarecer sempre, e quando possível e necessário, esclarecer as pessoas que nos procuram, e cooperar para dissipar suas duvidas e conflitos.

Nos últimos anos muitas vezes me perguntam a respeito de Cursos de Formação de Instrutores Yoga. Tanto de  Hatha Yoga em seus variados estilos quanto de Kundalini Yoga. 

Costumo lembrar que nos milênios de historia do Yoga nunca houve essa “coisa estranha” chamada Curso de Formação de Instrutores. É uma anomalia contemporânea.

Como ocorria então a transmissão do Yoga ? Em geral ocorria que, estando na convivência com um Mestre em um contexto de ensinamento, alguém quase sempre já depois de alguns anos, passava a vivenciar níveis de consciência e saberes que davam mostras da sua realização no Yoga. Isso inspirava o Mestre a indicar para esse yogi que daquele momento em diante lhe caberia ensinar. E  lhe enviava então para algum outro local, ou ali mesmo lhe orientava a compartilhar os ensinamentos vivenciados. Ensinar nesses casos era outro modo de aprender e estabilizar o alto nível de consciência realizado, e viver cada vez mais plenamente na consciência da alma inspirando os demais a vibrar nessa frequência também.

Podemos dizer então que um Mestre surgia para ensinar a partir de uma espécie de mandato recebido de seu próprio Mestre, que em alguns casos ele mesmo viria a suceder naquela linhagem.

Um Guru ou Mestre de Yoga poderia surgir também quando um yogi na vivência do sadhana que lhe foi indicado entrava e “desaparecia” no samadhi e então a partir de uma completa mutação de consciência ele inevitavelmente compartilhava do seu próprio ser com quem se aproximasse.

Esse modo milenar de transmissão do Yoga continua ativo na India ainda hoje. Muitas vezes acontece em um sistema de Tradição oral que é quase totalmente desconhecido no ocidente pois seus ensinamentos não se encontram no google, you tube ou livros.

No entanto, atualmente, mesmo algumas dessas Tradições autenticas podem lançar mão desse expediente que é “formar Instrutores”. E de forma legítima. Nem tudo é comercio e vulgarização. Embora isso também exista, e muito. O Yoga pode e precisa chegar a um grande número de pessoas como um recurso precioso de auto transformação e os Cursos de Formação de Instrutores servem a isso. É claro que só podem ser levados a sério se de algum modo criarem as condições para que os alunos experimentem em si mesmos de forma autentica aquilo que estudam … e vivenciem realmente o que o Yoga é.

No caso dos cursos de Hatha Yoga é preciso levar em conta que esse estilo não tem uma sistematização única. Hoje quando ouvimos a expressão Hatha Yoga não dá para saber exatamente do que se está falando. Precisamos saber ao menos com quem se pratica e qual é a abordagem adotada no curso. Existem no Brasil e no mundo inúmeros ashrams e Institutos que ministram Cursos de Formação de Instrutores de Hatha Yoga proveniente de linhagens com diferentes perspectivas e modos distintos de ensinar. É preciso então se informar e saber em que contexto cada curso é ministrado.

No caso do Kundalini Yoga atualmente, embora existam também varias linhagens distintas que podem usar o mesmo nome, de modo geral quando alguém pergunta esta se referindo à Tradição de Kundalini Yoga ensinada pelo Yogi Harbhajan Singh, conhecido no contexto sikh como Siri Singh Sahib ou simplesmente Yogi Bhajan.

No que diz respeito a essa linhagem hoje no mundo temos noticia, e é muito possível que hajam outras, mas temos notícia e registro de que existem em torno de pelo menos 06 instituições oferecendo seus próprios Cursos de Formação de Instrutores. Cito aqui o nome e um link para quem quiser conferir e conhecer mais.

O objetivo é esclarecer a todos tornando publico aquilo que mesmo já sendo, por ser pouco conhecido, pode gerar, em função da desinformação, alguns enganos e confusões a respeito dessa questão que é a variedade de Escolas que formam professores de Kundalini Yoga hoje no mundo. Não existe obviamente uma única instituição.

É importante se esclarecer sobre esse e muitos outros aspectos dessa e de todas as demais Tradições, pois toda vez que ignoramos nos tornamos facilmente manipuláveis por pessoas confusas ou com intenções duvidosas. Esclarecer é o melhor caminho para criar senso crítico; se proteger da desinformação e compreender com mais clareza as nuances desse saber ancestral que é o Kundalini Yoga, um caminho capaz de atender muito profunda e radicalmente as necessidades e embates da nossa época.

Listo abaixo Escolas e contatos.
1. https://www.facebook.com/imagineacademy/. Imagine Academy com Hargobind Singh na Espanha.

2. https://www.facebook.com/amritnamsarovar/ Karta Singh link da França e endereço na Argentina: https://www.facebook.com/amrtinamsarovarargentina/

3. Escola Yoga Tech https://www.yogatech.com/Guru  Rattana Ph, EUA. Endereço no Chile http://www.yogatec.net/

4https://www.facebook.com/KundaliniResearchInstitute/ – EUA.

5. https://www.facebook.com/Nanak Ashram – Escola de Kundalini Yoga/ ou www.yogananak.com. Brasil.

6. https://www.raviana.com/teacher-training – Ravi Singh e Ana Brett, EUA.

É importante destacar o seguinte: todas essas Escolas transmitem os Ensinamentos de Yogi Bhajan. Cada Escola fornece seus próprios Certificados e tem seu próprio Programa de progressão em Níveis I, II, III etc. Todas são autônomas. Não têm vínculos formais umas com as outras. Mas tem um programa curricular básico muito similar.

Existem Instrutores de todas essas Escolas ministrando aulas em países diferentes daquele no qual fizeram a Formação. Por exemplo uma pessoa estudou nos EUA e ministra aulas no Brasil ou na India. Outra estudou na Espanha e dá aulas nos EUA. Outra estudou no Brasil e orienta aulas na Irlanda, Itália ou Espanha e assim por diante.

Em função disso e para evitar mistificações e propagandas enganosas que alegam uma pretensa exclusividade, podemos dizer que todos os Certificados quando falamos de Yoga são de certo modo “internacionais” pois não há restrição para alguém que estudou em um determinado país ministrar aulas em qualquer outro. Isso é um fato.E conheço muitos exemplos disso.

Nessa assim chamada “era aquariana” cada vez haverá mais consciência e os relacionamentos terão como referência fundamental a frequência da alma muito além das manipulações  e estruturas de poder.

Então, que todos possam se esclarecer em seus caminhos terapêuticos e espirituais e possam se mover nesse mundo com liberdade e autonomia rumo à sua própria luz.

O Yoga é um caminho para todos pois as necessidades e anseios que ele é capaz de atender são de todos. A possibilidade mais alta do humano é a consciência de ser Divino. E o projeto Divino quem sabe mais belo, é ser humano.

O Divino quer ser humano. Pisar na sua própria criação ciente de ser a fonte de tudo. Yoga é a criação de condições para que isso se torne possível e ao mesmo tempo é a plena realização dessa possibilidade.Que assim seja para todos!

Akal Muret Singh

Related Posts

Enter your keyword